Diferença: Morfema, Morfe, Morfema zero e Alomorfe - MORFOLOGIA

- MORFEMA: Unidade mínima de significação (abstrata);

Exemplo: (IN)(FELIZ)(MENTE) -> Cada separação desta é considerada MORFEMAS, pois sugerem significação, mesmo que não com sentido completo por faltar prefixo, radical e/ou sufixo. Mas, sabemos que (IN), por exemplo, é a ausência de alguma coisa, o que vem depois (FELIZ). Ou seja, (IN)+(FELIZ) = ausência de FELICIDADE.

------->

- MORFE: Concretização dos morfemas;

Exemplo: (IN[FELIZ)MENTE] -> Aqui fica claro que é a concretização do que vimos acima. Quando a palavra tem sentido, consideramos morfe. Salientando que é a menor partícula possível com significação. Ou seja, INFELIZ e FELIZMENTE.

------->

- Morfema zero: Ausência de marca;

Muitos

MuitoØ -> Quando falta marca, aqui no caso o "S" do plural. Dizemos que há morfema zero, pois não há elementos que deem características à palavra.

------->

- Alomorfe: Outra forma.

[PEDR]A

[PETR]ÓLEO

Dois radicais que vêm da mesma origem, diz-se: Alomorfia.

Obs.: É possível identificar alomorfia também, além do radical, em: prefixo ("i"móvel e "in"comunicável, dois prefixos diferentes que sugerem mesma significação), sufixo (carr"ão" e barca"ça", ambos sufixos indicam coisas grandes, mesmo que em formas diferentes) ou em vogal temática e desinência verbal.

Lembre: alomorfia = outra forma!

------->

Sequência morfológica (padrão): Radical + Vogal temática + DMT + DNP

Comparação entre Morfologia e Fonologia:

Morfe = Fone

Morfema = Fonema

Fiz esse resumo, pois na universidade não encontrei conceitos claros, espero ter contribuído. Dúvidas ou sugestões, use os comentários.