O QUE É ENREDO?

Sempre que estou a escrever, infalivelmente surge-me algo que logo me proponho a conceituar, conhecer, encontrar sua sinonímia, verificar seu correto emprego no texto e inevitavelmente com imenso prazer, dividir o produto da pesquisa, descoberta ou revisita ao termo ou assunto, com todos os amigos que apreciam assuntos literários - para que se tornem eles agentes multiplicadores do conhecimento.

Muito interessante também é criar uma história a partir de um cenário - imaginário sempre deverá ser, pois constitui fruto de nossa imaginação, - imagem e literatura - mas nada nos impede que seja a partir de uma imagem qualquer, que nos impressione, nos emocione ou mesmo nos leve à revolta e disso venhamos a desenvolver, suspense, terror, pura emoção, uma história de amor, uma ficção - uma crônica, um texto-denúncia, um conto ou até um romance fantasia ou ficcional.

O que desejo dividir neste instante é sobre o Enredo. Não apenas o seu desenvolver no texto a ser a ser trabalhado, mas seu significado, seu sinônimo ou ainda, conceito [não gosto de usar a palavra definição por esta ser algo pronto e acabado, “definitivo”, de “não caber mais nenhum recurso”]. Existe algo neste mundo fático ou literário, que não tenha uma outra visão - mesmo o âmago sendo um só, único -, mas sua apresentação interpretativa sofrer variantes a ponto de se ver outro aspecto? Assim dito, falemos sobre o ENREDO.

No léxico: Enredo significa trama, intriga, mexerico, confusão, maquinação. É o ato ou efeito de enredar, ou seja, de prender ou colher com rede. É também o ato de criar intrigas que ocasionam aborrecimentos, inimizades.
A palavra “enredo” tem origem na palavra "rede", o que sugere o entrelaçamento, o emaranhado, o envolvimento.


Enredo - no contexto narrativo

No contexto narrativo, enredo é o encadeamento dos fatos narrados em um texto, é um dos elementos da estrutura de um romance, de uma novela ou de um conto. É o conteúdo em que a narrativa se constrói. É a trama, é a sequência dos fatos, são as situações vividas pelos personagens durante o desenrolar de uma história.
O enredo apresenta diversas características. A partir do enredo pode-se chegar ao tema, que é o motivo central de uma narrativa. O enredo apresenta situações de conflito entre os personagens, criadas para se obter dramaticidade no texto. O clímax é o momento de maior tensão dramática de um enredo, isto é, o momento em que o conflito atinge sua maior dramaticidade. O desfecho de um enredo é o momento em que os conflitos são solucionados.


Enredo linear

A narração de um enredo pode obedecer, ou não, uma sequencia linear. O enredo é linear quando os fatos são narrados na sequencia temporal em que ocorrem, ou seja, segue uma ordem cronológica. Outras vezes o narrador não segue essa ordem, o enredo sofre descontinuidade, com antecipações e retrospectivas, mesmo assim é sempre possível reconstituir a sequência.

O enredo na música - Samba enredo

O samba enredo é uma música composta especialmente para acompanhar o desfile de uma escola de samba, durante a festa do carnaval. A letra do samba enredo é uma narrativa que constitui todo o enredo que a escola de samba vai apresentar na avenida.
O samba enredo é cantado durante toda a evolução da escola e é um dos quesitos fundamentais para o julgamento da escola na competição.
O samba enredo surgiu na Cidade do Rio de Janeiro, em meados de 1930, através da apresentação de uma escola, a partir de então passou a fazer parte do desfile de todas as agremiações.
Dos diversos sambas criados em cada escola, obedecendo ao tema do enredo que será apresentado, é feito um concurso interno, que vai eleger o samba campeão, que acompanhará o desfile na avenida no período carnavalesco.


Enredo na linguagem e significado popular

Era mais comum há tempos atrás, do que hoje, dizer-se, por exemplo, em conversas:

“A tal de Ana gosta muito de um enredo”, significando que Ana gosta de “fofocar”, falar da vida alheia, fazer intrigas.

“Ângela briga com outras mulheres, por causa de enredo de crianças”, sendo, briga por coisas que crianças inventam;

“Não gostei do filme, apresenta um enredo fraco” ou
“O filme é uma bomba de ruim, não tem enredo!”.

“Adulto não deve acreditar em todos os enredos de crianças”, ou seja, nas queixas de suas crianças e logo partir para tirar satisfações ou vias de fato, com os pais das outras.

Antônio é enredeiro, cuidado com ele!
A frase tem o sentido de dizer que Antônio é pessoa fofoqueira, que gosta de um “diz que me disse”.

Em minha família,minha mãe especialmente falava muito sobre: enredo de vizinhos, enredo de crianças e fulano ou fulana é enredeiro(a) - Ela era fiel ao léxico só isso!

Até mais!
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 16/05/2016
Reeditado em 16/05/2016
Código do texto: T5636863
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.