NÃO SEI NÃO

A expressão "não sei não", largamente usada na linguagem falada, tem dois valores semânticos; ou seja, dependendo da situação podem dizer uma ou outra coisa.

Para uma pergunta como, por exemplo: "Você sabe quem é o vice-presidente da República?", a resposta pode ser dada como: "Não sei", mas também costuma ser: "Sei não". Provavelmente a expressão "não sei não" tenha surgido da justaposição de "não sei" e "sei não". Mas claro está que "não sei não" quer simplesmente dizer: "Eu não sei quem é o vice-presidente da República". Isto para a pergunta que damos como exemplo. Neste caso, "não sei não" tem um sentido denotativo, o sentido das próprias palavras, ou "ipsis verbis", como diz o latim.

Por outro lado, pode haver uma certa ironia na expressão "não sei não". Vejamos duas frases como exemplo.

"Ele acha que vai emagrecer dez quilos por mês com essa dieta. Não sei não".

"Ela garantiu-me que não faltaria ao jantar. Mas não sei não, viu. Ou ela não vem, ou vai chegar atrasada, como doutras vezes".

Nessas frases, o "não sei não" expressa a descrença, a dúvida do falante, ou ele sabe e faz de conta que não sabe. A expressão tem um sentido conotativo, mas é fácil entendê-la nesse novo contexto.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 21/02/2018
Código do texto: T6259832
Classificação de conteúdo: seguro