AFTA

A ferida é pequena e a palavra é de poucas letras, mas significa algo que muito dói na boca. Com a afta que tenho fica difícil comer, falar e rir. Então o melhor é ficar quietinho, só pensando, talvez escrevendo algo a respeito.

Mas a coisa passou a incomodar-me também de outra maneira. Pensando na palavra, comecei a ficar intrigado com esta questão: Quantas letras formam a palavra AFTA? Parece uma pergunta boba, basta olhar a palavra e contar as letras. Não são quatro letras? Não satisfeito, considero de novo a pergunta: Quantas letras formam a palavra AFTA? De repente me parece que são três letras, já que uma é repetida. Mas afinal, qual é a resposta certa, três letras ou quatro letras?

Se um determinado texto tem, digamos, 1500 palavras, certamente muitas são repetidas, o que não diminui o total de palavras, são mesmo 1500 palavras e não menos. Com uma palavra é a mesma coisa, caracteres repetidos entram no somatório das letras.

Mas temos que pensar nas letras do alfabeto, todas distintas entre si. No caso da palavra AFTA, quais letras são usadas na formação dessa palavra? São as letras A, F e T, que são três letras. É como perguntar: Quais letras são usadas na formação de AFTA, e quantas são elas? No caso, três letras.

Penso, assim, que a diferença crucial está no verbo usado na frase. Podemos usar o verbo TER. Quantas letras tem a palavra AFTA? A resposta mais correta seria: quatro letras. E no caso de: Quantas letras formam a palavra AFTA? A resposta então é: três letras.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 01/05/2018
Código do texto: T6324604
Classificação de conteúdo: seguro