ACENTUAR OU NÃO PALAVRAS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO ?

Já há algum tempo temos procurado ser mais comedidos em nossa crítica aos linguistas em geral, como forma de evitar constrangê-los.

Porém, nossa língua é um poço sem fundo de imperfeições em sua área morfológica. A cada instante deparamos-nos com uma situação nova que enseja um novo questionamento.

E, queremos crer, o a seguir é mais um desses questionamentos (que esperamos seja julgado como procedente pelos nossos amigos / seguidores).

Eis o que, para nós, é (mais) um problema de nossa língua:

PREMISSAS :

1 - Quando estudamos a parte de acentuação gráfica, dentre os casos de palavras paroxítonas que devem ser acentuadas temos aquele que se enuncia assim :

"Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em ditongo".

E, para confirmá-lo, são citados exemplos como : série

(desde que tenha como separação silábica sé-rie, em que "ie" representa o ditongo) ou ciência (desde que tenha como separação silábica ci-ên-cia, em que "ia" representa o ditongo).

2 - O encontro "AM" quando está no final de algumas formas verbais paroxítonas (neste caso, sendo pronunciado como o correspondente a um "ão") É DITONGO.

É o que ocorre em exemplos como : falam (em que o encontro "am" É UM DITONGO, por ter como correspondente pronúncia um "ão"), disseram...(idem...), etc.

Face a essas duas premissas, julgamos pertinente esta afirmação :

CONSTITUI (-RIA) ERRO GRAMATICAL A NÃO ACENTUAÇÃO DESSAS FORMAS VERBAIS PAROXÍTONAS TERMINADAS EM "AM", uma vez que seria POSSÍVEL a representação gráfica assim :

FÁLAM (que corresponderia a FÁLÃO)

e

DISSÉRAM (que corresponderia a DISSÉRÃO),

visto que nas representações gráficas "fálam" /

"disséram" o encontro AM é UM DITONGO, portanto, tais palavras seriam (como de fato são) PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO.

O que acham os amigos dessas nossas ponderações ? Teríamos retornado com um parafuso a menos ? oxalá, não. Rsrsrs

pedralis
Enviado por pedralis em 24/07/2018
Código do texto: T6399257
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.