Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Espectador e expectador



Você conhece a diferença de significados entre essas duas palavras? As duas existem e são formas corretas.

ESPECTADOR é quem assiste a um espetáculo. É quem presencia um ato, uma ocorrência, um fato. É uma testemunha. ESPECTADOR é quem observa alguma coisa. É um observador.

EXPECTADOR, porém, é quem está na expectativa, ou seja, é quem espera alguma coisa.

Na manhã do dia 26 de novembro de 2018, lendo um pouco da filosofia de um pensador francês do século XX chamado Maurice Merleau-Ponty (pronuncia-se: morríce merlô pontí), vendo a palavra ESPECTADOR, eu me lembrei da palavra EXPECTADOR e tive vontade de compartilhar com o leitor a diferença de significados dessas duas palavras. Afirmo que conhecer bem a própria língua é fundamental para filosofar bem, porque a Filosofia trabalha com interpretação, e ninguém interpreta bem se não conhecer o significado de cada palavra que lê.

Concluo, pois, filosoficamente! Expresso-me, para finalizar, baseado na filosofia de Merleau-Ponty. Sendo assim, eu digo: não seja apenas um espectador imparcial e passivo do teatro do mundo! Enquanto você existir, engaje-se no mundo e se faça nele! Segundo esse filósofo francês, "a existência, no sentido moderno, é o movimento pelo qual o homem está no mundo, engaja-se numa situação física e social que se torna seu ponto de vista sobre o mundo".

É isso aí!
Professor Domingos Ivan
Enviado por Professor Domingos Ivan em 26/11/2018
Código do texto: T6512139
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Professor Domingos Ivan
Pastos Bons - Maranhão - Brasil, 39 anos
781 textos (870838 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/12/18 20:57)
Professor Domingos Ivan