Guia de transição de linguagem (2018).// Gramática tradicional: Encontro Consonantal Perfeito, Imperfeito e Fonético Por Sumaia Santana em 10/09/2016

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O assunto encontro consonantal é um dos primeiros conteúdos gramaticais aprendidos na língua portuguesa. É provável que você tenha esquecido e se deparado com ele agora na preparação de uma prova para concurso público. Vejamos o que é encontro consonantal e o seus tipos.

Encontro Consonantal e Dígrafo

Embora tenham conceitos semelhantes, encontro consonantal é diferente de dígrafo.

O dígrafo é o encontro de duas consoantes em uma palavra produzindo um único fonema (produz um único som).

Palavras com dígrafo:

bicho, guerra, carro, passear, canto, limpo.

Encontro consonantal é o encontro de duas ou mais consoantes em uma palavra, sem uma vogal entre elas, onde as duas consoantes são pronunciadas.

Palavras com encontro consonantal:

grato, palavra, psicólogo, pneumático.

Existem três tipos de encontros consonantais (perfeitos, imperfeitos e fonéticos):

Encontro Consonantal Perfeito

O encontro consonantal perfeito também é chamado de puro, porque ocorre na mesma sílaba:

Exemplos:

Qual é o seu atleta favorito?

Se treinar mais, seus resultados com certeza melhorarão.

Todos deveriam ter acesso a um psicólogo.

Encontro Consonantal Imperfeito

O encontro consonantal imperfeito também é chamado de disjunto, pois acontece em sílabas diferentes.

Exemplos:

A letra daquela música é boa, mas o ritmo não combina.

A guarda- costeira mostrou-se muito eficiente.

O político afirma: “Me algemar foi um exagero”.

Encontro Consonantal Fonético

Alguns gramáticos chamam o encontro consonantal fonético de dífono. Ele acontece quando a letra x tem som do fonema ks.

Exemplos:

A educação sexual precisa ser incluída nas escolas.

Não uso táxi porque é muito caro.

Depilação costuma escurecer demais a axila.

Exercícios sobre encontro consonantal e vocálico

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GUIA DE IMPLEMENTAÇão

da base nacional comum curricular

Orientações para o processo de implementação da BNCC

2018

Guia de transição de linguagem.

https://www.passeidireto.com/cadastro/

"Lei de Diretrizes e Bases (1996) e no Plano Nacional

de Educação (2014), a BNCC é fruto de amplo processo de debate

e negociação com diferentes atores do campo educacional e com

a sociedade brasileira. Desde 2015,..."

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/guia_BNC_2018_online_v7.pdf

ALGUMAS COMPETÊNCIAS:

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade." (2018, p. 61)

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,

compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Vide competência 9.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. (p. 62)

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade,

flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em

princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

( p. 63)

Entre outros recursos que o professor considerar convenientes e adequados ao contexto, sugerimos a utilização de:

• aulas destinadas à revisão de objetos de conhecimento;

• atividades para estudo e pesquisas;

• aulas envolvendo instrumentos multimidiáticos

(videoaulas, curta metragens,

filmes, imagens etc.);

• agrupamentos produtivos;

• aulas invertidas;

• atividades com projetos.

Diante disso, salientamos que as atividades de recuperação precisam considerar o estudo contínuo e progressivo dentro do percurso escolar do estudante, garantindo a ele a possibilidade de gerenciar sua própria aprendizagem.

Para isso, é relevante que o professor o auxilie a:

• atuar em grupos de estudos colaborativos;

• entender que os objetos de conhecimento estão atrelados às habilidades e às competências;

• compreender que as atividades escolares estão articuladas às práticas sociais.

• trabalhar com projetos."(p. 91)

___

Objetivos:

• Oferecer oportunidade de leitura com compreensão de um conto de tradição oral.

• Criar condições para a decifração de um enigma.

• Oferecer oportunidade para que os alunos elaborem texto narrativo para explicação da solução do problema.

• Oferecer oportunidade de produção escrita de texto narrativo para dar

continuidade à história.

• Promover a socialização das produções.

Recursos materiais:

• Giz e lousa.

• Papel pardo (recomendável, mas opcional).

• Livros com contos infantis (recomendáveis, mas opcionais).

• Aparelho de som (opcional).

• cópias impressas para os grupos (opcional). (p. 135)

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REDAÇÃO

Recomendações:

1. Faça rascunho.

2. Verifique se o leitor de seu texto compreenderá o que você quis dizer.

3. Passe o rascunho a limpo, utilizando caneta azul ou preta.

4. Capriche na letra!

5. Não se esqueça do título.

6. Seu texto deve ter mais de 7 linhas.

7 Verifique se escreveu seu nome, número e série. (p. 150)

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http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/guia_BNC_2018_online_v7.pdf e https://www.gabarite.com.br/dica-concurso/218-encontro-consonantal-perfeito-imperfeito-e-fonetico
Enviado por J B Pereira em 21/03/2019
Reeditado em 21/03/2019
Código do texto: T6603886
Classificação de conteúdo: seguro