Verbos principais Hauptverben
 
Os verbos mais básicos da língua alemã são o sein (ser/estar) e o haben (ter). Usando o conhecimento que já temos sobre os pronomes pessoais, tratemos agora de conjugá-los no tempo presente, modo indicativo:
 
SEIN (ser / estar)                                                 HABEN (ter) (acc)
 
ich bin (eu sou/estou)                                     ich habe (eu tenho)
du bist (você é/está)                                        du hast (você tem)
er ist (ele é/está)                                              er hat (ele tem)
sie ist (ela é/está)                                            sie hat (ela tem)
es ist (é/está)                                                   es hat (tem)
wir sind (nós somos/estamos)                      wir haben (nós temos)
ihr seid (vocês são/estão)                                 ihr habt (vocês têm)
sie sind (eles são/estão)                                     sie haben (eles têm)
Sie sind*(o senhor é/está)                                 Sie haben4* (o senhor tem)
 
4*Observe que a conjugação para sie (eles/elas) é a mesma que para Sie (o senhor/a senhora). O que distingue os dois pronomes, na escrita, é a letra maiúscula ou minúscula, além do contexto em que são usados, que torna difícil sua confusão.
 
Sabemos que o verbo “ser” é de sentido incompleto, ou seja, se digo “Eu sou”, a frase depende de outros elementos para formular um pensamento mais complexo. Usemos então agora o verbo haben (ter) para aplicar os conhecimentos até agora adquiridos.
Quando alguém diz “Eu tenho um amigo”, podemos perceber que o verbo “ter”, aí, age sobre “um amigo”. Em alemão, quando qualquer verbo ou preposição age sobre um substantivo, este se modifica. Mas como
 
saber se tal verbo ou preposição rege o acusativo ou o dativo? Essa é grandemente uma questão de memorização. No início, é um pouco difícil fazer a distinção, mas com o tempo esse conhecimento se torna tão natural quanto possível. Indicarei antes de cada verbo e preposição aqui apresentados a marca (acc) quando o verbo/preposição reger o caso acusativo, (dat) quando o verbo/preposição reger o caso dativo e (gen) quando a preposição reger o genitivo. Este tipo de marcação, ou semelhante, o aluno encontrará também nos bons dicionários e gramáticas.
 
Vimos acima que o verbo haben (ter) rege o caso acusativo. Dito isto, já estamos perfeitamente aptos a formular a frase “Eu tenho você” em corretíssimo alemão:
 
Eu – ich
tenho – habe (atentar sempre para a correta conjugação segundo cada pronome)
você – dich (impensadamente poderia o estudante dizer Ich habe du. Tal desatenção acarretaria em erro tão grande como se se dissesse “Eu tenho tu” em português. Para evitar erros desse tipo, o estudante deve sempre identificar qual caso pede-se e depois como o pronome / artigo / adjetivo se modifica de acordo com aquele caso.)
 
Ich habe dich.
Da mesma forma podemos formar a frase acima com todos os outros pronomes, assim: 

Eu tenho a ele |   Ich habe ihn
Eu tenho a ela |  Ich habe sie
Eu tenho isto/isso  | Ich habe es
Eu tenho a nós  |  Ich habe uns
Eu tenho vocês | Ich habe euch
Eu tenho eles/elas  | Ich habe sie
Eu tenho o sr./a sra. I| ch habe Sie

Percebeu que é uma questão de identificar a regência do verbo e depois ver na tabela qual forma o pronome assumirá? Será assim com toda a conjugação alemã. Tendo em mente o conceito dos casos um pouco melhor apreendido, podemos agora entender o complexo quadro das declinações dos artigos definidos e indefinidos.
Waldryano
Enviado por Waldryano em 13/09/2019
Reeditado em 13/09/2019
Código do texto: T6744537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.