Que saudades do meu TREMA !

A mais recente REFORMA ORTOGRÁFICA introduziu uma série de SÉRIAS alterações, algumas razoáveis, outras discutíveis e algumas, como é o caso da extinção pura e simples do TREMA simplesmente descabidas, por total falta de embasamento linguístico-gramatical.

Quando ainda em vigor (uso ou não) o TREMA, distinguíamos, sem a menor dificuldade,quando a letra U (nos encontros GU e QU) devia ou não ser pronunciada, estabelecendo, inclusive, a diferença GU/QU dígrafo e GU/QU não dígrafo.

Pelas regras anteriores a essa malfadada reforma, em "QUERIA", o encontro QU era ((embora extraoficialmente continue sendo) dígrafo, porque o U não era pronunciado; em "TRAN-

QUILO", o encontro QU já não continha dígrafo, porque o U é pronunciado...e, assim, sucessivamente...

Sem o emprego do TREMA, fica difícil sabermos se a letra U deve ou não ser pronunciada em palavras como ENGUIÇO, LINGUIÇA e LIQUIDIFICADOR.

( "ENGUIÇO" contém dígrafo, porque o U não é pronunciado; LINGUIÇA não contém dígrafo, porque o U é pronunciado; já a palavra LUQUIDIFICADOR contedrá ou não dígrafo a depender da forma como for pronunciada : se o U é ou não pronunciado pelo falante...).

Eu quero meu trema de volta...buá, buá, buá, buá...

pedralis
Enviado por pedralis em 14/12/2019
Código do texto: T6818917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.