PARÔNIMOS “piram” você? – Mexamos com eles.

Quem já viu muita dificuldade em aprender uma segunda língua e escolheu o idioma “inglês”, claro que se deparou com as armadilhas dos tais falsos cognatos (palavras que confundem... por serem facilmente confundíveis). Mas imagine então o desconforto com os tais parônimos do nosso querido vernáculo, o PORTUGUÊS.

“Parônimos” são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. Aí então é uma questão de OLHARMOS AS LETRINHAS, pois na pronúncia essas palavras JÁ SÃO diferentes.

Mas não precisamos de paranormalidade para termos poderes sobre os PARÔNIMOS.

Um determinado advogado esbarrou num parônimo e pediu ao juiz para ABSORVER o seu cliente. Felizmente o juiz não achou que estava sendo apelidado de “esponja”, pois é a esse objeto que cabe a função de absorver. Para que o advogado e seu cliente efetivamente ficassem felizes, o juiz teria que ABSOLVER aquele cidadão que havia sido acusado no processo (o réu).

Somente por memorização, e pelo uso de um dicionário, é que a pessoa que não tem o hábito da leitura pode evitar “pirar” na hora de se expressar ou no momento de passar por um teste de língua portuguesa.

Abaixo, uma pequena lista de parônimos, conforme links para os sites consultados: https://duvidas.dicio.com.br/pesquisa.php?busca=par%C3%B4nimos e https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/paronimos-homonimos.htm

1) Professorinha Flávia Neves

a) DISCRIMINAR ou DESCRIMINAR

- se vamos estabelecer diferenças, vamos discriminar;

- se vamos segregar e marginalizar, vamos discriminar;

- se vamos especificar ou descrever algo, vamos discriminar.

E, aí, a professora demonstra que com a letra “e”, teríamos um sinônimo de descriminalizar (talvez não usado no Brasil): DESCRIMINAR = DESCRIMINALIZAR:

- se vamos inocentar de um crime, vamos descriminar.

b) Cumprimento ou comprimento -

Comprimento, com a letra “o” na primeira sílaba, se refere ao tamanho de alguém ou alguma coisa, indicando uma extensão longitudinal, vertical ou temporal:

- medida de comprimento;

- comprimento da mesa;

- comprimento da cama;

- comprimento da sala;

- comprimento de onda.

E, aí, a professora demonstra que com a letra “u”, teríamos um substantivo “cumprimento” (saudação gestual ou pela escrita) e ainda teríamos “cumprimento” significando qualquer ato de concluir alguma obrigação ou tarefa.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

2) Já no site ‘Brasil Escola’ (do Uol), você encontra também alguns outros exemplos de PARÔNIMOS, um ao lado do outro:

- Flagrante (evidente) / fragrante (perfumado)

- Mandado (ordem judicial) / mandato (procuração)

- Inflação (alta dos preços) / infração (violação)

- Eminente (elevado) / iminente (prestes a ocorrer)

- Arrear (pôr arreios) / arriar (descer, cair)

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Uma observação, final.

Como saberemos que o assunto é PARÔNIMOS e não HOMÔNIMOS (de que nós NÃO tratamos aqui)? A resposta é que nos PARÔNIMOS a PRONÚNCIA de cada palavra já é diferente (embora parecida). As palavras são confundidas com outras que são apenas PARECIDAS na escrita, mas ao serem pronunciadas o significado só é confundido por não observamos a grafia. Quando você acessar esse link do “Brasil Escola”, já vai estar lá esse outro estudo (que deixamos de lado neste nosso resumo), ou seja, o estudo dos ‘homônimos’.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Você está na iminência de alcançar a eminência em PARÔNIMOS.