Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MAQUIAR OU MAQUILHAR?

APRENDENDO PORTUGUÊS (AO DOMINGO)

Maquiar ou maquilhar?

Esta é para o recantista Littera Lu, meu grande “irmão na língua” e amigo das variedades da Língua Portuguesa. Gosto muito dele, e, por isso, a aula de hoje é-lhe dedicada.
Há por aí divergências entre as pessoas, sobretudo as que trabalham em salões de beleza, no que diz respeito ao uso das palavras “maquiar”, “maquiagem”, “maquilhar” e “maquilhagem”. Para umas, apenas a primeira e a segunda (maquiar e maquiagem) são correctas, mas, para outras, só a terceira e a quarta (maquilhar e maquilhagem).
O certo é que muitas delas, embora trabalhem em salões de beleza, não conseguem explicar as opções. Mas, afinal, quais são as formas correctas?
Estamos diante de uma situação que tem a ver com as variedades da Língua Portuguesa a nível lexical, particularmente as do Português Europeu (PE) e do Brasil (PB). Daí esta matéria, boa ou má, ser dedicada ao meu grande amigo Littera Lu, cujo orónimo é Alberto Sebastião.
Contra todas as expectativas, as duas formas lexicais (maquiar e maquilhar) estão completamente correctas, mas pertencem a variedades diferentes. A primeira “maquiar” faz parte do PB, já a segunda (maquilhar) é do PE.

E maquiagem e maquilhagem?
O mesmo acontece com “maquiagem”, forma usada no Brasil, e “maquilhagem”, conhecida em Portugal (Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora, 2018, pp. 1020-1021). Ambas são de origem francesa “maquillage” e significam “acção de maquilhar ou maquiar; conjunto de cosméticos usados para esse efeito” (ibidem).

Será que uma está acima de outra ou ambas servem para determinados contextos?

Não, nem pensar. Nenhuma das variedades está acima de outra, porém nem todas servem para determinados contextos. Por exemplo, nós (angolanos) orientamo-nos pela norma do PE em contexto formal, dado que a variante angolana ainda não foi padronizada. Neste caso, é aconselhável usar-se “maquilhar” e “maquilhagem”, porém sem desprestigiar as formas “maquiar” e “maquiagem”.
Bom domingo!

André João Mateus
18.04.2020
André João Mateus
Enviado por Littera Lu em 19/04/2020
Código do texto: T6921967
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
Littera Lu
Angola
509 textos (138748 leituras)
2 e-livros (192 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/08/20 18:10)
Littera Lu