Peso da língua grega em nosso idioma

Caro leitor, se pesarmos bem as coisas...

.... Veremos que usamos uma determinada palavra originária do grego em coisas que pesam muito em nosso cotidiano.

Qual o valor do quilograma sem o grama (e que não deve ser confundido com “a grama”)?

Muito mais do que a gente pensa à primeira vista.

Veja isso a seguir, extraído do site: origemdapalavra.com.br/

ASPAS abertas.

//

Palavra grama

Palavras: fotograma , grama

Poderia, por gentileza, dizer a respeito da origem de “fotograma” (encontrei no site somente “fotografia”) e se haveria alguma lógica entre a unidade de medida “grama” com o significado de fotograma como unidade mínima de um filme. Obrigada!

Thaís Rocha Tavares | Belo Horizonte , MG

6 de janeiro de 2019

Resposta:

O sufixo -grama aqui vem do Grego GRAMMA, “algo escrito ou desenhado”.

A unidade de massa tem a mesma origem, pois um peso muito pequeno era comparado ao tamanho e leveza de uma letra inicialmente.

\\

ASPAS fechadas.

Confira em: https://origemdapalavra.com.br/palavras/grama/

:::::::::::::::::::::::::::::::

Agora, veja mais isso aqui adiante.

ASPAS abertas para: ALMANAQUE DE METROLOGIA IPEM.

//

A origem dos nomes das unidades de medir – etimologia

by Montini

Quilograma: Entre os romanos a menor unidade de massa era o scrupulum (escrópulo em português) que significa pedrinha. Com a expansão do império romano muitos dos povos dominados por eles adotaram as suas unidades de medir, porém nem sempre as escreviam corretamente. Scrupulum acabou por ser grafado “scripulum”, e esse pequeno erro fez toda a diferença. Isso porque scripulum foi confundido com scriptum, que significa escrita. Mas o que é que isso tem a ver com o grama?

Acontece que “gramma”, em grego, significava qualquer signo escrito. Então, por causa dessa analogia enviesada o scrupulum virou gramma. Aliás, como a palavra grega “gramma” é masculina, dizemos “o grama” quando nos referimos à unidade de massa. A palavra feminina grama vem do latim “gramen” e significa relva, aquele matinho que reveste os campos de futebol. Muitas palavras usam o sufixo grama com o seu significado original, de signo escrito: Pentagrama, telegrama, programa etc. Outra coisa curiosa é que o grama não é a unidade de base para massa (peso). A unidade de massa é o quilograma, único caso em que um múltiplo assume esse papel. Quilo, do grego Khilioi, significa mil.

\\

ASPAS fechadas para: ALMANAQUE DE METROLOGIA IPEM.

Confira isso em: https://ipemsp.wordpress.com/2010/07/26/a-origem-dos-nomes-das-unidades-de-medir/

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Voltando e finalizando aqui, o Tex.

E, ainda, vale acrescentar: IDEOGRAMA.

Significado de Ideograma – (substantivo masculino) Sinal que exprime a ideia e não os sons da palavra que representa essa ideia: os caracteres egípcios eram ideogramas.

..............

Notaram que o “quilograma” é o único múltiplo que assume o papel de unidade de base?

Porém, certamente a palavra “grama” fica com todo o crédito. E inclusive, na língua portuguesa, existe a homônima que é feminina e que vem do latim “gramen” = “a grama”.

Mas, conforme visto mais acima, aquele vocábulo que vem do grego é: o “grama” (na origem: “gramma”). Será que essa palavra vai um dia reclamar nos tribunais para ficar com o crédito de unidade de massa?

........................

O Tex fica por aqui.

Até a próxima curiosidade linguística.