Mulher loira com penteado elegante, digitando texto no teclado no  escritório. retrato interno de funcionários internacionais com secretária  usando laptop. | Fot… | Colegas de trabalho, Mulheres loiras, Educação  profissional

 

 

 

 

"Virem ou vierem: Como escrever e Falar?"

 

 

A presença ou ausência do “e” pode fazer muita diferença quando pensamos nas normas da Língua Portuguesa, é por isso ,que é bom reviver a forma correta de virem e vierem .Afinal, recordar não faz mal,não é vero?

 

Virem ou vierem?

 

No caso de virem e vierem, podemos afirmar que ambas as palavras estão corretas de acordo com as normas estabelecidas pela Língua Portuguesa, mas, ainda assim, há importantes considerações a se fazer nesse sentido.

 

Isso, porque, apesar de ambas poderem ser utilizadas, possuem sentidos opostos e é preciso estar atento a eles para evitar confusões de interpretação, sempre tendo em vista o contexto em que deseja usar a palavra.

 

 

Quando usar “Virem”?

 

Virem, por sua vez, é caracterizado como sendo a derivação do verbo ver no futuro do subjuntivo, 3ª pessoa do  plural. ( Quando eu vir, ele vir, nós virmos, eles virem)

Exemplo: Se você vir do (verbo ver) Joana, por favor, entregue-lhe este pacote.)

Se você vir, (de ver,) Carlos, avise-me. Já para o verbo 'vir', (de vier,) a forma correta é: Se você vier me visitar, ficarei muito feliz!  Observem a diferença!

 

 

Exemplos com “Virem”:

 

Se eles virem, pode fazer reclamações.

Eles disseram que se virem, não vão deixar passar

Caso eles virem, estaremos em uma situação complicada.

Vamos saber de tudo em breve, se eles virem.

 

Quando usar “Vierem”

 

Já, vierem é uma derivação do verbo vir, também no futuro do subjuntivo. E dessa maneira, representa o sentido de comparecimento, chegada, presença, falando, também, de outras pessoas em uma situação em que quem diz a frase, não se inclui de forma direta.

 

Exemplos com “Vierem”:

 

Se eles vierem, a festa estará completa.

Vou ficar muito feliz se eles vierem.

Caso vierem, serão muito bem recebidos.

Estou pensando que será muito bom se eles vierem.

 

Espero que gostem! Beijos!

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 22/01/2023
Código do texto: T7701413
Classificação de conteúdo: seguro