Alfabetos Ideia Criativa: Alfabeto Quadradinho Colorido para ...

 

]

"Erros de português mais comuns"

 

Um erro ortográfico é um erro na forma correta de escrita de uma palavra, bem como no correto uso dos sinais de acentuação e sinais auxiliares da escrita.

Entre os erros ortográficos podemos encontrar junção-separação indevida de palavras, omissão de letras, apoio a oralidade, representações múltiplas, inversão de letras, acréscimos de letras, alterações envolvendo substituição entre letras que representam os fonemas surdos e sonoros.

 

"Erros de português mais comuns"

 

fasso. Essa palavra simplesmente não existe. ( faço )

abençõe. Deus te abençoe . Não  se coloca o ~ nessa palavra. 

mim ajuda; mim não ajuda ninguém, eu ajudo.

menas - menos e meia - meio,menos pessoas, meia hora, meio dia e meio.

as veses; às vezes.

nada haver - nada a ver,

porisso -por isso.

Escrever agente em vez de a gente. O agente do correio chegou. A gente toma banho todo dia.

Empregar a regência incorreta do verbo assistir : Assistiu a doente assim como assiste muitas pessoas necessitadas. Recordo-me que o padre assistia o bispo no desempenho de seu cargo. Com o significado de “ver, presenciar, estar presente.Vamos assistir aos jogos de tênis. há uma diferença: o uso da preposição.

Utilizar o verbo ter com o sentido de existir. “ter” Tinham muitas pessoas na rua.Quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular. Tinha muitas pessoas na rua.

Sedo

A palavra “sedo” com “s” existe na Língua Portuguesa, mas tem um uso mais restrito – afinal de contas, apenas profissionais da saúde costumam utilizá-la com mais frequência. Eu sedo meu paciente para suturar o corte no dedo.

 

Cedo

Essa é uma palavra que sem dúvidas está no vocabulário dos pontuais e de quem gosta de acordar… cedo! “Cedo”, com “c” pode ser o advérbio de modo que significa algo feito com antecedência, antes ... Ela sempre chegava cedo na empresa.

 

 

 

Maria Augusta da Silva Caliari
Enviado por Maria Augusta da Silva Caliari em 20/01/2024
Reeditado em 20/01/2024
Código do texto: T7980770
Classificação de conteúdo: seguro