GANHADO x GANHO

Sabe-se, em termos de bom português, que a forma GANHADO é PARTICÍPIO REGULAR do verbo ganhar, uma vez que termina em DO, ao passo que GANHO é PARTICÍPIO IRREGULAR do mesmo verbo, uma vez que não termina em DO.

A gramática normativa [tradicional] diz que a forma GANHADO só deve ser usada depois dos verbos TER e HAVER, e que a forma GANHO só deve ser usada depois dos verbos SER e ESTAR.

Exemplos:

Cordúncio TINHA GANHADO o jogo.

O jogo FOI GANHO com muita alegria.

Nada obstante, renomados gramáticos como CELSO CUNHA, DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA, EVANILDO BECHARA, entre outros, lecionam que a forma GANHO pode ser usada em qualquer locução verbal, inclusive depois de TER e HAVER. Portanto, segundo esses renomados gramáticos, a seguinte sentença estaria correta: “Os alunos TINHAM GANHO o prêmio”.

OBSERVAÇÃO: Em concursos públicos e vestibulares recomendamos, tão somente, o uso da regra já consagrada pela gramática normativa [tradicional].

David Fares
Enviado por David Fares em 28/01/2024
Reeditado em 28/01/2024
Código do texto: T7986507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.