SINTAXE: PREDICATIVO

Olá! Tudo bem?

Primeiramente, desejo-lhes um 2024 abençoado e repleto de realizações.

Hoje quero mostrar para vocês um exemplo (sim, um exemplo entre milhares!) de ocorrência linguística que figura em nosso idioma (e em outros também!) a tempos e a NGB (Nomenclatura Gramatical Brasileira (que precisa ser revista urgentemente!) e nenhuma gramática prescritiva - desde Antônio da Costa Duarte, autor da primeira gramática brasileira, 1829, a Evanildo Cavalcante Bechara (isso mesmo, caro leitor, nenhuma!) registra, ampara tal situação. Ah, só para registrar! Refiro-me a gramáticos, e não a autores de gramáticas.

É sabido e notório que os compêndios gramaticais, no conteúdo intitulado SINTAXE, aborda dois tipos de PREDICATIVO, a saber: "predicativo do sujeito" e "predicativo do objeto".

Só para lembrar: predicativo é um termo sintático que tem como finalidade relacionar-se ao SUJEITO ou ao OBJETO. Essa "relação" ocorre por meio de uma "forma verbal". Vejamos:

PREDICATIVO DO SUJEITO

Relaciona-se ao sujeito sempre por meio de um "verbo de ligação", que pode estar explícito ou não. Ex.: Júlia está feliz! FELIZ = predicativo do sujeito.

PREDICATIVO DO OBJETO

Relaciona-se ao OBJETO, ou seja, ao complemento da forma verbal. Ex.: Os viajantes consideraram a viagem difícil. VIAGEM = objeto, complemento verbal; DIFÍCIL = predicativo do objeto.

Mas, caro leitor, meu objeto de análise aqui é uma outra classificação para o predicativo. Classificação esta (repito!) em que não há amparo pela NGB nem por nenhuma gramática. Sim, nenhuma!

Vejamos esta sentença:

"Esta sobremesa é gostosa gelada."

Decompondo-a e analisando-a sintaticamente, teremos:

ESTA SOBREMESA = sujeito simples;

SOBREMESA = núcleo do sujeito;

ESTA = adjunto adnominal;

É GOSTOSA GELADA = predicado nominal;

É = verbo de ligação;

GOSTOSA = predicativo do sujeito;

GELADA = ?

Ah, sim, isso mesmo! A "pedra no sapato" está no termo GELADA. Afinal, qual seria a função sintática dela?

Ora, caro leitor, é aí que eu quero chegar! A função sintática de GELADA, no enunciado supracitado, só poder ser de "PREDICATIVO DO PREDICATIVO"!

PALAVRAS FINAIS

Minha intenção neste espaço é também de fazê-los refletir sobre o nosso idioma, uma vez que o falante muda a língua, e ela naturalmente vai se adaptando a novas realidades linguísticas. É importante lembrá-los ainda de que os livros quando chegam às livrarias já estão desatualizados.

Dedico este escrito ao saudoso amigo e colega Prof. Warley Oliveira.

É isso. Até breve.

Cliceu Laibida
Enviado por Cliceu Laibida em 28/01/2024
Código do texto: T7986684
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.