Roteiro-padrão de uma ANÁLISE SINTÁTICA ...

Amigo leitor, reconhecemos que estamos em

débito para com você, com relação à prometida ANÁLISE SINTÁTICA

DE UM PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO C O M O R A Ç Ã O

S U B S T A N T I V A.

Não se trata de esquecimento. É apenas in-

tenção nossa "aliviar" um pouco com relação a tanta teoria sobre análise sintática (embora o conteúdo a ser dado agora não fuja muito dessa teoria. Mas, queremos crer, será algo mais "light". Se não, veja-

mos...)

(Mas permanece o compromisso : logo após o

carnaval, retornaremos ao tema pendente. Ok?)

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Roteiro-padrão de uma ANÁLISE SINTÁTICA

(relação dos ITENS QUE DEVEM COMPOR UMA ANÁLISE

SINTÁTICA).

1) QUANDO O P E R Í O D O É S I M P L E S (ou seja : só há uma

oração) :

Itens da

análise Esclarecimentos

1. Período ......................(deve ser indicado se o trecho dado para

a análise é um PERÍODO SIMPLES ou um

PERÍODO COMPOSTO. E o que indicará

isso É A QUANTIDADE DE ORAÇÕES,que,

por sua vez, dependerá DA QUANTIDADE

DE VERBOS : se só houver 1, só haverá

uma oração; se só há uma oração, O

PERÍODO SIMPLES)

2. Oração (tipo) (Indicar a classificação da oração refe-

rente a esse período simples. EM TODO

PERÍODO SIMPLES, A ORAÇÃO SERÁ DO

TIPO "ABSOLUTA").

3. Sujeito (indicar QUAL A PARTE DO TRECHO DA-

DO PARA ANALISAR CORRESPONDE AO

SUJEITO - e isso, parece, já ficou

bem memorizado : A maneira MAIS SE-

GURA PARA SE IDENTIFICAR QUAL É

O SUJEITO DA ORAÇÃO é fazendo uma

destas duas perguntas ao verbo : o

que é que? ou quem é que ?

(Ex.: Maria foi ao médico.

Fazendo a pergunta acima para iden-

tificar o sujeito : quem é que foi ao

médico? A resposta encontrada será

o sujeito)

4. Sujeito (tipo) (Indicar a qual dos tipos pertence o

sujeito da oração dada .

Relembrando : estes são os TIPOS

DE SUJEITO DE UMA ORAÇÃO :

- simples...

- composto...

- oculto (ou desinencial)

- Indeterminado

- Inexistente (ou oração sem su-

jeito).

(Salvo engano, já foi dado este as-

sunto em um de nossos encontros

anteriores. Ao fazer uma análise ,

consultar o registro eventualmente

feito)

5. Núcleo do sujeito (neste item, deve-se indicar qual a

palavra ,DENTRO DO SUJEITO, que

é o núcleo - PREDOMINANTEMENTE

é o substantivo, quando o sujeito

for formado de um conjunto de pa-

lavras; se o sujeito for formado por

uma única palavra, essa mesma pa-

lavra FUNCIONARÁ COMO SUJEITO E

COMO NÚCLEO DO SUJEITO.)

6. Adjuntos adnominais

do sujeito (Este item só haverá SE O SUJEITO

FOR FORMADO POR UM CONJUNTO

DE PALAVRAS, ONDE HAJA UM NÚ-

CLEO DO SUJEITO. Os adjuntos ad-

nominais do sujeito SERÃO TODAS

AS PALAVRAS QUE ESTIVEREM EM

TORNO - ANTES OU DEPOIS - DO

NÚCLEO DO SUJEITO E A ESTE SE

REFERIREM. Relembrando, funcionam

como adjuntos adnominais : artigo,

adjetivo, pronomes e numerais.

7. Predicado (Aqui, é para ser informado qual a

parte da oração que corresponde

ao predicado. Relembrando : pre-

dicado é o conjunto do verbo +

seus complementos (objeto dire-

to ou indireto, adjuntos adverbiais.

ATENÇÃO : às vezes, o adjunto

adverbial, em algumas orações ,

pode estar ANTES DO SUJEITO ,

mas isso não quer dizer que ele

faça parte do sujeito, visto que

o lugar dele É SEMPRE NO FINAL

DA ORAÇÃO.

Veja este exemplo :

"Antigamente, o Brasil era mais

justo".

O sujeito é "o Brasil"

A palavra "antigamente", que apa-

rece antes do sujeito, será classi-

ficada NO FINAL DA ANÁLISE SIN-

TÁTICA, num período simples; e

antes do item "conectivo", caso o

período seja composto)

8. Predicado (tipo) (Aqui, deve ser indicado em qual

dos tipos de predicado o da oração

está enquadrado. E o que definirá

isso SERÁ O VERBO USADO NA ORA

ÇÃO : se for um dos verbos de li-

gação - ser, estar....- O PREDICA-

DO SERÁ "NOMINAL"; SE O VERBO

DA FRASE NÃO PERTENCER Á RELA

ÇÃO DOS VERBOS DE LIGAÇÃO, te-

remos UM PREDICADO VERBAL; Se

o verbo não pertencer à relação

dos verbos de ligação mas ele tiver

como complemento UM PREDICATI-

VO, aí teremos um predicado VER-

BO-NOMINAL.

Vejamos um exemplo de cada :

"Todos estamos tristes" - predica-

do nominal (porque o

verbo "estar" FAZ par-

te dos verbos de liga-

ção)

"A festa terminou cedo - predicado

verbal (porque o verbo

"terminar" não faz parte

dos verbos de ligação)

"Eu ando triste ultimamente - predi-

cado verbo-nominal ,

porque, mesmo o verbo

"andar" não fazendo par

te dos verbos de liga-

ção, mas está sendo

complementado pela pa

vra "triste" (adjetivo) ,

que é O PREDICATIVO.

9. Núcleo do predicado (só haverá núcleo do predicado, SE O

PREDICADO FOR DO TIPO "verbal".

Isto ocorrendo - o predicado ser do

tipo verbal - o próprio verbo da ora-

ção representará o núcleo do predi-

cado)

10. Verbo de ligação (este item só deverá ser informado SE

O VERBO DA ORAÇÃO for : ser, estar,

parecer...e, neste caso, O PREDICA-

DO SER DO TIPO NOMINAL. Se isso

ocorrer - o verbo ser de ligação -

NÃO HAVERÁ "núcleo do predicado".)

11. Predicativo (só deverá ser indicado este item na

oração, SE O PREDICADO FOR DO

TIPO NOMINAL. O predicativo PREDO-

MINANTEMENTE é representado ou

por um adjetivo ou por um substan-

tivo.

Exemplos :

"Nós somos felizes" - felizes : predi-

cativo (porque o predicado

é nominal) representado por

um adjetivo.

"Nós somos vizinhos" - vizinhos : pre-

dicativo (mesma justificati-

va anterior) representado

por um substantivo)

12. Objeto direto : (aqui, deve ser informado qual a parte

da oração que representa o objeto

direto. SÓ HÁ POSSIBILIDADE DE HA-

VER OBJETO DIRETO SE O PREDICADO

FOR VERBAL. O objeto direto - a título

de lembrança - responde a pergunta

feita PELO (E NÃO "ao") VERBO :

o quê? ou quem?, como neste exem-

plo :

"Nós vencemos a batalha"

Pergunta feita para identificar o ob-

jeto direto : nós vencemos o quê?

(OBS. OPORTUNA : eM determinadas

orações, mesmo o predicado

sendo verbal, há a possibilidade

de NÃO HAVER OBJETO DIRETO

OU OBJETO INDIRETO.

Isso ocorrerá SE O VERBO TI-

VER SENTIDO COMPLETO, isto

é : não precisa de objeto dire-

to ou indireto para complemen-

tá-lo. Verbos deste tipo são

chamados de INTRANSITIVOS.

Veja este exemplo :

"O menino adormeceu/morreu"

Nesta oração, o predicado é verbal,

o verbo não é de ligação, MAS NÃO

HAVERÁ OBJETO DIRETO, porque O

VERBO "adormecer" ou "morrer" NÃO

PERMITEM A PERGUNTA QUE CARAC-

TERIZA O OBJETO DIRETO :

"O menino morreu...O QUÊ"? (VEJA

que fica totalmente sem sentido

tal pergunta)

13. Núcleo do objeto direto : (Só ocorrerá SE A PARTE DA ORA-

ÇÃO QUE REPRESENTA O OBJETO

DIRETO FOR FORMADA DE UM CON-

JUNTO DE PALAVRAS. Se o objeto

direto for formado de uma única

palavra, essa palavra será, ao mes-

mo tempo, O OBJETO DIRETO e O

NÚCLEO DO OBJETO DIRETO.)

14. Adjunto (s) adnominal (is)

do objeto direto (só haverá este item na análise SE

OBVIAMENTE O OBJETO DIRETO

FOR FORMADO DE UM CONJUNTO

DE PALAVRAS, ONDE UMA DELAS

É UM SUBSTANTIVO ( já relacio-

namos que classes gramaticais

representam o adjunto adnominal)

15. Objeto indireto : (considere o mesmo texto constan-

te do item 12 acima, apenas com

esta substituição :

ao invés de O VERBO PERGUNTAR

"o quê" ou "quem", DEVERÁ PER-

GUNTAR : "a que", "a quem", "de

que", "de quem", "com que", "com

quem".

Também vale a informação do item

12, no que se refere ao detalhe

de que, "alguns verbos, por se-

rem intransitivos - não precisarem

de complemento -não precisam ,

portanto, de objeto direto. )

16. Núcleo do objeto indireto : (tome por base o mesmo exposto

no item 13, acima)

17. Adjuntos adnominais do

objeto indireto : (tome por base o mesmo exposto

no item 14, acima)

18. Adjunto (s) adverbial (is) : (só haverá este item na análise

SE ALGUM ADVÉRBIO FIZER

PARTE DA ORAÇÃO DADA .

E, dentre os advérbios, temos os

dos tipos :

- de modo

- de negação

- de intensidade

- de lugar...

19. Conectivo (este item SÓ HÁ EM PERÍODO COM

POSTO POR COORDENAÇÃO, POR

SUBORDINAÇÃO OU POR COORDE-

NAÇÃO OU SUBORDINAÇÃO ao

mesmo tempo)

O roteiro (complemento) referente à ANÁ-

LISE SINTÁTICA DE UM PERÍODO COMPOSTO será dado em nosso pró-

ximo encontro.

(Olhem a "trairagem" nossa, no começo des-

te encontro, ao afirmarmos que o assunto, hoje, seria "light".

Mil perdões!!! Mas é que assim que co-

meçamos a elaborar o texto, mais e mais esclarecimentos são julgados

oportunos para o melhor entendimento do assunto e isso acaba por

encompridar um assunto que, a princípio, deveria ser curto.

Bons pulos...BOM CARNAVAL !

(Não bebam toooooodas!!!)

pedralis
Enviado por pedralis em 02/02/2008
Código do texto: T843947
Classificação de conteúdo: seguro
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