V e r b o - "capítulo 8" : TRANSITIVIDADE VERBAL

Sempre que falarmos em TRANSITIVIDADE

VERBAL, queremos nos referir aos complementos que o verbo po-

de (OU NÃO, conforme veremos a seguir) exigir.

E,ao falarmos em "COMPLEMENTOS QUE

O VERBO EXIGE (ou não), estamos nos referindo aos OBJETOS

(direto e indireto - já citados e explicitados quando falamos an-

teriormente sobre ANÁLISE SINTÁTICA. Lembra-se ? Mas, a título

de lembrança, retornaremos a estes dois tópicos - objetos direto

e indireto - neste nosso encontro de hoje).

Quanto à "transitividade", os verbos classi-

ficam-se em :

a) INTRANSITIVOS

b) TRANSITIVOS

c) VERBOS DE LIGAÇÃO

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INTRANSITIVO :

É o verbo DE SENTIDO COMPLETO, isto é, não necessita de nenhum

tipo de objeto - direto ou indireto - para completar-lhe o sentido.

Veja estes exemplos :

"O bebê adormeceu" (o verbo "adormecer" tem sentido completo, não

precisa de complemento. LOGO, É UM VERBO IN-

TRANSITIVO).

O mesmo acontece com o verbo do exemplo a

seguir :

"O dia amanheceu" (para o verbo "amanhecer" deste exemplo, consi-

dere todos os detalhes contidos entre parênte-

ses, referentes ao primeiro exemplo acima).

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TRANSITIVO :

É o oposto do intransitivo, ou seja, É UM VERBO DE SENTIDO INCOM-

PLETO e, para completá-lo, necessita ou de um objeto direto ou de

um objeto indireto ou dos dois ao mesmo tempo .

(obs.: quando o verbo aceita os dois tipos de complemento - objeto direto e indireto - ao mesmo tempo, dizemos que ele é BITRANSITIVO)

Veja o exemplo de cada um deles :

"O menino perdeu seus livros" ("perder" é um verbo TRANSITIVO

DIRETO : se essa oração parasse na palavra "perdeu", viria logo a pergunta : o menino perdeu O QUÊ? Como esse verbo - "perder" - só permite como pergunta para ter seu complemento a expressão"o quê"? ( outra palavra que caracteriza o objeto direto é "quem"), dizemos que SEUS LIVROS, nesta oração, é O OBJETO DIRETO (e sempre que o

complemento do verbo for um objeto direto, logicamente que o verbo

da oração será classificado como TRANSITIVO DIRETO).

(Importante : o OBJETO DIRETO, EM NENHUMA

HIPÓTESE, PODE SER INICIADO

POR UMA DAS PREPOSIÇÕES : de,

a, com, por, etc).

Agora, observe este exemplo :

"Eu gosto de flores" (se esta oração terminasse na palavra "gosto" ,

que pergunta seria possível de ser feita pelo

verbo ? Já não poderia ser : eu gosto O QUÊ?,

mas sim, eu gosto DE QUÊ ?) (repare que o

complemento do verbo INICIA COM UMA PREPO-

SIÇÃO - no caso, "de" -. Assim sendo, "de flo-

res" já não poderá funcionar como objeto direto,

mas sim, como OBJETO DIRETO - CUJA CARAC-

TERÍSTICA FUNDAMENTAL, conforme dito, é ser

iniciado por uma preposição).

E, já que o verbo "gostar" pede como como com-

plemento, um objeto indireto, DIZEMOS QUE ELE

É UM VERBO TRANSITIVO I N D I R E T O.

(São, ainda, verbos transitivos indiretos : preci-

sar, necessitar, obedecer, etc.).

Veja, agora, este outro exemplo :

"Meu pai ofereceu presente a todos" (aqui, temos o verbo "oferecer"

que pede como complemento, ao mesmo tempo,

um objeto direto e um objeto indireto. Veja co-

mo identificá-los nesta oração :

Meu pai ofereceu O QUÊ ? (a resposta - "pre-

sente", QUE NÃO VEM PRECEDIDA DE PREPOSI

ÇÃO - corresponde ao OBJETO DIRETO;

Aí, vem a segunda pergunta :

Meu pai ofereceu presente A QUEM ? (A res-

posta - "a todos" - QUE VEM INICIADA PELA

PREPOSIÇÃO "A" - corresponde ao OBJETO IN-

DIRETO.

Ou seja ...se esse mesmo verbo permite

os dois tipos de complemento, dizemos que ele é TRANSITIVO DIRETO

E INDIRETO (ou, simplesmente, bitransitivo).

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VERBOS DE LIGAÇÃO.

(Na realidade, este tipo de verbo NÃO DEVE SER

ENQUADRADO NESTE CONTEÚDO GRAMATICAL, se considerarmos que,

no início desta abordagem, mencionamos que iríamos falar de COMPLE-

MENTOS DO VERBO, os quais, a rigor, são apenas OS OBJETOS - e,

mais particularmente, os ADJUNTOS ADVERBIAIS, sobre o quê, faremos

uma abordagem em separado.

Assim, ao incluirmos OS VERBOS DE LIGAÇÃO aqui,

é nossa intenção tentar fazer com que o amigo leitor ao ler uma ORA-

ÇÃO QUE EMPREGUE UM VERBO DE LIGAÇÃO - ser, estar, parecer, ficar, continuar, permanecer, tornar-se), ficar sem saber QUE TIPO DE

COMPLEMENTO ELE EMPREGA.

O VERBO DE LIGAÇÃO TEM COMO O EQUIVALEN-

TE AOS OBJETOS, O P R E D I C A T I V O (que pode ser representa-

do ou por um SUBSTANTIVO ou por um ADJETIVO), conforme exemplos

a seguir :

"A casa é vermelha" ("é" é a forma verbal corres-

pondente ao verbo "ser" que é de ligação; e "vermelho" é o adjetivo

que lhe sucede, aí funcionando como PREDICATIVO).

Outro exemplo :

"Aquele rapaz (já) parece homem" ("parece", nes-

ta oração, é o verbo de ligação; "homem" é o substantivo que lhe su-

cede, aí funcionando como PREDICATIVO).

(O "verbo de ligação", conforme o próprio nome

já adianta, é aquele que tem por finalidade ser a "ponte" entre o su-

jeito e a palavra que a ele está diretamente vinculado).

(Meio longo este assunto, não?)

Bom resto de final de semana !

pedralis
Enviado por pedralis em 30/03/2008
Código do texto: T923703
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