V e r b o - "capítulo 8" : TRANSITIVIDADE VERBAL
Sempre que falarmos em TRANSITIVIDADE
VERBAL, queremos nos referir aos complementos que o verbo po-
de (OU NÃO, conforme veremos a seguir) exigir.
E,ao falarmos em "COMPLEMENTOS QUE
O VERBO EXIGE (ou não), estamos nos referindo aos OBJETOS
(direto e indireto - já citados e explicitados quando falamos an-
teriormente sobre ANÁLISE SINTÁTICA. Lembra-se ? Mas, a título
de lembrança, retornaremos a estes dois tópicos - objetos direto
e indireto - neste nosso encontro de hoje).
Quanto à "transitividade", os verbos classi-
ficam-se em :
a) INTRANSITIVOS
b) TRANSITIVOS
c) VERBOS DE LIGAÇÃO
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INTRANSITIVO :
É o verbo DE SENTIDO COMPLETO, isto é, não necessita de nenhum
tipo de objeto - direto ou indireto - para completar-lhe o sentido.
Veja estes exemplos :
"O bebê adormeceu" (o verbo "adormecer" tem sentido completo, não
precisa de complemento. LOGO, É UM VERBO IN-
TRANSITIVO).
O mesmo acontece com o verbo do exemplo a
seguir :
"O dia amanheceu" (para o verbo "amanhecer" deste exemplo, consi-
dere todos os detalhes contidos entre parênte-
ses, referentes ao primeiro exemplo acima).
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TRANSITIVO :
É o oposto do intransitivo, ou seja, É UM VERBO DE SENTIDO INCOM-
PLETO e, para completá-lo, necessita ou de um objeto direto ou de
um objeto indireto ou dos dois ao mesmo tempo .
(obs.: quando o verbo aceita os dois tipos de complemento - objeto direto e indireto - ao mesmo tempo, dizemos que ele é BITRANSITIVO)
Veja o exemplo de cada um deles :
"O menino perdeu seus livros" ("perder" é um verbo TRANSITIVO
DIRETO : se essa oração parasse na palavra "perdeu", viria logo a pergunta : o menino perdeu O QUÊ? Como esse verbo - "perder" - só permite como pergunta para ter seu complemento a expressão"o quê"? ( outra palavra que caracteriza o objeto direto é "quem"), dizemos que SEUS LIVROS, nesta oração, é O OBJETO DIRETO (e sempre que o
complemento do verbo for um objeto direto, logicamente que o verbo
da oração será classificado como TRANSITIVO DIRETO).
(Importante : o OBJETO DIRETO, EM NENHUMA
HIPÓTESE, PODE SER INICIADO
POR UMA DAS PREPOSIÇÕES : de,
a, com, por, etc).
Agora, observe este exemplo :
"Eu gosto de flores" (se esta oração terminasse na palavra "gosto" ,
que pergunta seria possível de ser feita pelo
verbo ? Já não poderia ser : eu gosto O QUÊ?,
mas sim, eu gosto DE QUÊ ?) (repare que o
complemento do verbo INICIA COM UMA PREPO-
SIÇÃO - no caso, "de" -. Assim sendo, "de flo-
res" já não poderá funcionar como objeto direto,
mas sim, como OBJETO DIRETO - CUJA CARAC-
TERÍSTICA FUNDAMENTAL, conforme dito, é ser
iniciado por uma preposição).
E, já que o verbo "gostar" pede como como com-
plemento, um objeto indireto, DIZEMOS QUE ELE
É UM VERBO TRANSITIVO I N D I R E T O.
(São, ainda, verbos transitivos indiretos : preci-
sar, necessitar, obedecer, etc.).
Veja, agora, este outro exemplo :
"Meu pai ofereceu presente a todos" (aqui, temos o verbo "oferecer"
que pede como complemento, ao mesmo tempo,
um objeto direto e um objeto indireto. Veja co-
mo identificá-los nesta oração :
Meu pai ofereceu O QUÊ ? (a resposta - "pre-
sente", QUE NÃO VEM PRECEDIDA DE PREPOSI
ÇÃO - corresponde ao OBJETO DIRETO;
Aí, vem a segunda pergunta :
Meu pai ofereceu presente A QUEM ? (A res-
posta - "a todos" - QUE VEM INICIADA PELA
PREPOSIÇÃO "A" - corresponde ao OBJETO IN-
DIRETO.
Ou seja ...se esse mesmo verbo permite
os dois tipos de complemento, dizemos que ele é TRANSITIVO DIRETO
E INDIRETO (ou, simplesmente, bitransitivo).
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VERBOS DE LIGAÇÃO.
(Na realidade, este tipo de verbo NÃO DEVE SER
ENQUADRADO NESTE CONTEÚDO GRAMATICAL, se considerarmos que,
no início desta abordagem, mencionamos que iríamos falar de COMPLE-
MENTOS DO VERBO, os quais, a rigor, são apenas OS OBJETOS - e,
mais particularmente, os ADJUNTOS ADVERBIAIS, sobre o quê, faremos
uma abordagem em separado.
Assim, ao incluirmos OS VERBOS DE LIGAÇÃO aqui,
é nossa intenção tentar fazer com que o amigo leitor ao ler uma ORA-
ÇÃO QUE EMPREGUE UM VERBO DE LIGAÇÃO - ser, estar, parecer, ficar, continuar, permanecer, tornar-se), ficar sem saber QUE TIPO DE
COMPLEMENTO ELE EMPREGA.
O VERBO DE LIGAÇÃO TEM COMO O EQUIVALEN-
TE AOS OBJETOS, O P R E D I C A T I V O (que pode ser representa-
do ou por um SUBSTANTIVO ou por um ADJETIVO), conforme exemplos
a seguir :
"A casa é vermelha" ("é" é a forma verbal corres-
pondente ao verbo "ser" que é de ligação; e "vermelho" é o adjetivo
que lhe sucede, aí funcionando como PREDICATIVO).
Outro exemplo :
"Aquele rapaz (já) parece homem" ("parece", nes-
ta oração, é o verbo de ligação; "homem" é o substantivo que lhe su-
cede, aí funcionando como PREDICATIVO).
(O "verbo de ligação", conforme o próprio nome
já adianta, é aquele que tem por finalidade ser a "ponte" entre o su-
jeito e a palavra que a ele está diretamente vinculado).
(Meio longo este assunto, não?)
Bom resto de final de semana !