MAGAZINE É... MASCULINO

* Nadir Silveira Dias

Magazine é substantivo masculino. Como eu sei desde que lia gibi e andava de calças curtas. E que não eram como são as bermudas de hoje.

E problema para mim e para quem sabe não há. Mas há um imenso problema para quem acessa um jornal em fase de formação e vê escrito e lê “uma” magazine.

Exatamente porque vai achar que assim é o correto, se a conhece como substantivo masculino ou, mais provável, se não a conhece como tal, passa a conhecer como nunca foi e como nunca será. Em suma, será alguém que permanecerá em erro por conta da equivocada publicação.

Nós sabemos que não existe “UMA” magazine. Magazine para existir precisa ser UM, pois “UMA” nunca será. Não é possível fazer esse tipo de cirurgia.

Ao menos enquanto o idioma não modificar os gêneros léxicos.

O pior é que essa e outras barbaridades idiomáticas são veiculadas em grande monta exatamente por quem tem a obrigação de escrever de acordo com o idioma do país em que esteja sediado.

Eximo-me de citar a fonte porque ela não é exclusiva. Não raro, num ou noutro jornal de qualquer ponto do país, lá está ela: a barbaridade praticada contra o idioma pátrio.

Oremos!

14.05.2008 – 14h50min

* Escritor e Poeta – nadirsdias@yahoo.com.br

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 14/05/2008
Reeditado em 14/05/2008
Código do texto: T989366
Classificação de conteúdo: seguro