ANCESTRALIDADE // ESTHER LESSA

DEUS SEJA LOUVADO !

QUE A GRAÇA DO SENHOR JESUS SEJA SOBRE TODOS NÓS!

Bendize oh,minh'alma Ao Senhor !

Salmo 103; 1-5 Louvado Seja Deus !

Bendize,oh, minh’alma, Ao Senhor,

E tudo o que há em mim, bendiga O Seu Santo Nome.

Bendize, oh, minh’alma, Ao Senhor ,

E não te esqueças de nenhum De Seus Benefícios.

É Ele Que Perdoa todas as tuas iniquidades,

e Sara todas as tuas enfermidades ;

*****************************************

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA TEL. 188

***************************************

POETISA SANDRA LAURITA !

OBRIGADÍSSIMA !

ACHO QUE ESTAMOS AQUI NESTE RECANTO, PRA DIZER NOSSA EMOÇÃO EM POESIAS.

MAS TAMBÉM, PARA O APRENDIZADO, UNS COM OS OUTROS.

AGRADEÇO O CONHECIMENTO QUE ADQUIRI, NA SUA PAGE ! EU , APESAR DE ESTUDAR OS HAIKAIS EM SUAS DIFERENTES MODALIDADES, AINDA NÃO CONHECIA O HAIBUN.

GOSTEI DEMAIS E RESOLVI ENTENDER.

AQUI ESTÁ O RESULTADO !

HAIBUN / HAIKAIS // ESTHER LESSA

DEUS SEJA LOUVADO !

ANCESTRALIDADE?

TINHA SIDO AOS DOZE ANOS. E FOI NO COLÉGIO. SEUS PRIMEIROS CONTATOS COM O IDIOMA FRANCÊS, ALVOROÇARAM SEU INTERIOR.

UM ENCANTO ESPONTÂNEO, VEIO DEVAGAR E PREENCHEU O PEITO.

O QUE ERA AQUILO? EM QUE DISTÂNCIAS TERIA ANDADO OU IRIA ANDAR AQUELE ESPÍRITO ?

ISSO BEIRA, TOCA A ANCESTRALIDADE. NÃO TENHO DÚVIDAS!

MAS ELA, SÓ SABIA SENTIR... SÓ SABIA SE RECONHECER, INTEGRADA, A UM MUNDO ATÉ ENTÃO, DESCONHECIDO, MAS QUE CHEGAVA ASSIM, SEM PEDIR LICENÇA, PRA NUNCA MAIS SE IR ... SAIR ...

A SENSAÇÃO, SEI QUE MUITOS JÁ EXPERIMENTARAM EM ALGUM MOMENTO DE SUAS VIDAS. ACERCA DE ALGO QUE ESTÁ NO SEU MAIS RECÔNDITO.

É COMO EXPLICAR AS PREFERÊNCIAS DAS PROFISSÕES E CARREIRAS. GOSTO PELA ARTE OU POR PERIGOS... ALGO QUE ESTÁ DENTRO DE NÓS E NOS DÁ UMA ALEGRIA INDIZÍVEL, AO SEU CONTATO.

SÓ QUEM O SENTIU, COMPREENDE!

***********************************

HAIKAI 168

FINDAS PRIMAVERAS

DESCONHECIDAS SAUDADES

AH, ANCESTRALIDADE !

*********************

HAIKAI 169

INUNDASTE-ME

COM MAGIA INTERMINÁVEL !

PRIMAVERA EM MIM !

*************************************

INTERAÇÕES

POETA ELIGIO !

OBRIGADÍSSIMA POR SUA BELA INTERAÇÃO !

VEJO QUE, EXISTE EM VOCÊ, PELA MARINHA, O MAR E A AVIAÇÃO NAVAL, A MESMA PAIXÃO QUE SENTI EM MIM, ACERCA DO IDIOMA FRANCÊS. É UM PRIVILÉGIO, EXPERIMENTAR ESSE MARAVILHAMENTO!

PODE ACONTECER NOS MAIS VARIADOS SETORES DA VIDA. POR EXEMPLO, UM PATOLOGISTA... E ESSA SENSAÇÃO DETERMINA TUDO !

PODE-SE, ELIGIO, VIVER SEM PAIXÃO?

Haibun / haikai / Eligio Moura

Eu cheguei cedo na Escola de Aviação. Estávamos em uma fase de seleção para se tornar Aviador Naval. Faz tempo. O cheque consistia em usar as mãos e os pés para acender ou apagar luzes em cores específicas. O instrutor deu as instruções e iniciou o exercício. Duas luzes vermelhas foram acesas e logo apagadas por pressão no pedal direito. E assim continuou com outras luzes. De repente, sem qualquer aviso, a cadeira começou a balançar e uma nervosa mistura de apito de ambulância e de carro de bombeiro soou junto aos inputs de luzes coloridas.

Continuei o exercício.

Dez anos se passaram... Certa noite numa decolagem noturna real do navio-aeródromo Minas Gerais, ao decolar...

Haikai

Os alarmes soaram.

Não era um exercício não.

Era emergência!

Haikai

Lembrei do exercício

Voltei logo para bordo

Sinistro evitei.

**************************

LINDOS HAIKAIS, QUERIDA POETISA NORMINHA!

OBRIGADÍSSIMA!

Nunca esquecemos

Nossas raízes passadas?

Saudades infinitas

**************

Coração saudoso

Bate forte lembranças

Memórias afetivas

***************

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 14/10/2021
Reeditado em 04/01/2023
Código do texto: T7363716
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.