Perfumado kigo... Haibun

 

Céu límpido de outono: durante a caminhada nas ruas do bairro onde moro faço uma pausa para observar o rio, o suave som das águas inspira o olhar a meditar e o coração sorri, enquanto junto da margem algumas flores amarelas, poesia em pétalas. Luz e sombra passeiam nas imagens e fotografias, tonalizando as folhas das árvores e orquídeas que emolduram o rio.

 

Na volta para casa converso com a vizinha que está cuidando do jardim, e ela caminha entre as folhas de açafrão, coloridas com rosadas flores, e me presenteia com mudas de minirrosas de outono; um encantado kigo, delicadamente, perfumado...

 

na jarra azul

bailam três pétalas -

fugaz teia

***

Haibun:é um texto curto em prosa (parágrafos), seguido por um ou mais haicai. A prosa que antecede o haicai geralmente se refere a uma experiência vivida pelo escritor.

Kigo: termos das Estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) referentes ao clima, geografia, fauna, flora, festas populares. “O Kigo é alma do haicai.”

Haicai, também chamado de “Haiku” (em inglês) ou “Haikai”, é um poema curto, três versos, de origem japonesa. Essa forma poética foi criada no século XV.