Haibun - As sete borboletas...

 

Faz umas semanas que acompanho, no jardim, os movimentos das lagartas no tronco do limoeiro. Elas permanecem imóveis e à noite se alimentam das folhas verdinhas. Com o passar dos dias, algumas delas escolheram os locais para fazer seus casulos; a janela da sala, nas floreiras e na porta da garagem.

 

Nas semanas seguintes, umas das primeiras coisas que fazia, de manhãzinha (meu Ikigai) era ver se os casulos estavam ‘desabrochando’. Há expectativa, mistério e curiosidade para ver qual será a cor e o tamanho delas e depois admirar seu primeiro e inseguro voo... Durante a semana passada sete delas despediram-se dos casulos e iniciaram um novo ciclo de vida. Fico emocionada ao vê-las, abrir as asinhas, ensaiando voos e pousos nas flores de cosmos...

 

A tarde ao conferir as lembranças do Facebook, encontrei uma foto do dia 30/04/2017, de uma borboleta recém-saída do casulo ‘coincidência’ linda e encantada: após sete anos, hoje, mais uma delas despertou do seu silente mundo e por alguns segundos fez uma pausa sobre minha recente aquarela...

 

nas fotografias

borboletas de outono -

memórias do casulo

 

30/04/2023

🍁🦋🍁

Haibun: Prosa poética, com um ou mais haicais no final.