. Haicai 2466 🍁 Haiga 

. Kigo: chuva de inverno 

. Foto: Vanice Zimerman

09/08/2023

 

***

Kigos de Inverno:

 

Inverno – Época (Jikô)

Inverno, Junho, Julho, Agosto, Frio, Frieza, Época seca, Sol de inverno, Dia de inverno, Manhã de inverno, Tarde de inverno, Noite de inverno, Noite gélida, Dia gélido, Noite de geada, Invernia, Dia curto, Dia alongando, Primavera se aproxima, Inverno fenece, Esperando a primavera.

 

Inverno – Clima (Tembun)

Frente fria, Céu de inverno, Nuvem de inverno, Vento frio, Vento gélido, Vento cortante, Vento uivante, Tormenta, Vento seco, Pampeiro, Vento minuano, Neve, Primeira neve, Nevasca, Primeira geada, Névoa de inverno, Nevoeiro de inverno, Arrebol hibernal, Arrebol de inverno, Lua de inverno, Lua fria, Estrela hibernal, Estrela de inverno, Chuva de inverno, Chuvisco hibernal, Garoa, Arco-íris hibernal, Geada, Branquinha, Dona-branca, Trovão hibernal, Seca de inverno, Poluição.

 

Lista de termos de estação (21)

o livro Natureza – Berço do Haicai, de Goga Masuda e Teruko Oda, mais uma relação de kigos (termos de estação) de inverno, agora em suas subdivisões geografia e fauna.

 

Inverno – Geografia (Chiri)

Campo de inverno, Campo seco, Prado seco, Jardim seco, Rio de inverno, Rio seco, Rio minguante, Serra de inverno, Cachoeira de inverno, Cascata seca, Mar de inverno, Onda de inverno, Praia de inverno.

 

Inverno – Fauna (Dôbutsu)

Ave hibernal, Ave hibernante, Pardal hibernal, Pardal de inverno, Coruja, Urubu, Mocho, Coruja-preta, Borboleta-hibernal, Borboleta de inverno, Marimbondo de inverno, Mosca hibernal, Mucuim, Micuim, Carrapato-pólvora, Bicho-do-pé, Pulga-da-areia, Atum,Tainha de inverno, Cação.

 

(continua)

Lista de termos de estação (22)

 

Do livro Natureza – Berço do Haicai, de Goga Masuda e Teruko Oda, mais uma relação de kigos (termos de estação):

Dia dos Namorados, Dia do Imigrante Japonês, Dia dos Pais, Dia do Folclore, Dia do Soldado, Aquecedor, Lareira, Banho de sol, Solário, Roupa de inverno, Poncho, Ponche, Meia de lã, Polaina de lã, Luvas de lã, Pulôver, Tricotar lã, Xale, Cachecol, Casaco, Casacão, Ceroulas, Chapéu de lã, Touca de lã, Boina de lã, Gorro de lã, Cobertor, Coberta, Manta, Mantô, Sobretudo, Coriza, Gripe, Tosse, Boneco de neve, Colheita de café, Colheita de cana-de-açúcar, Corte de cana-de-açúcar.

 

Inverno – Flora (Shokubutsu)

Floresta de inverno, Árvore de inverno, Árvore sem folha, Folha seca, Queda de folha, Chuva de folhas secas, Acácia-mimosa, Unha-de-vaca, Pata-de-vaca, Ipê roxo, lpê-rosa, Suinã, Mulungu, Salgueiro sem folha, Rosa de inverno, Poinsétia, Bico-de-papagaio, Flor de “ume”, Flor de chá, Cipó-de-são-joão, Camélia, Camélia-sasângua, Azálea, Azaléia, Orquídea de inverno, Sapatinho-de-vênus, Paina, Capim de inverno, Capim seco, Capim-amargoso, Capim-pororó, Capim-flecha, Capim-açú, Capim-favorito, Capim-molambo, Capim-natal, Capim-gordura, Catingueira, Moita seca, Relva seca, Gramado seco, Broto de trigo, Nêspera, Ameixa-amarela, Morango, Morango silvestre, Pitanga, Salsão, Rábano, Nabo, Nabo-branco, Nabo-roxo, Batata doce, Batata-roxa, Batata-branca, Mandioca, Macaxeira, Pão-de-pobre, Aipim, Couve-flor, Brócolos, Brócolis, Acelga, Couve-chinês.

 

(continua)"

 

https://www.nippo.com.br/zashi/2.haicai.petalas/419.shtml