O QUE É HAICAI.
(Texto para uso em Oficina de Haicai)
Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como haiku.
Segundo Harold G.Henderson, em Haiku in English, o haicai clássico japonês obedece a quatro regras:
° Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5,7 e 5 sílabas;
° Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana);
° Refere-se a um evento particular(ou seja, não é uma generalização);
° Apresenta tal evento como “acontecendo agora”, e não no passado.
No transplante do haicai para outros países, algumas das regras anteriores são seguidas com maior ou menor fidelidade, enquanto outras podem ser mesmo ignoradas, dependendo de cada poeta ou da escola seguida. Nestas páginas, tentaremos definir o haicai escrito em português, especialmente a partir do ponto de vista do Grêmio Haicai Ipê, grupo que se reúne desde 1987 para estudar e praticar esta forma poética.
A FORMA DO HAICAI
De maneira geral, haicai é um poema conciso, formado de três versos, no total de 17 sílabas:
° O primeiro verso tem 5 sílabas
° O segundo verso tem 7 sílabas
° O terceiro verso tem 5 sílabas
Não há necessidade de rima ou título.
QUANTO À MÉTRICA
Acreditamos que não se deve exigir rigor na contagem de sílabas, a ponto de sacrificar a expressão poética. Porém, também acreditamos que o número ideal de sílabas deve estar próximo a 17, sendo permitidas variações para cima ou para baixo.
COMO CONTAR SÍLABAS
A contagem de sílabas deve obedecer à tradição métrica portuguesa. Isto significa contar apenas até a sílaba tônica da última palavra do verso. Além disso, através do processo de elisão, fundem-se as vogais de sílabas vizinhas, de acordo com a pronúncia.
Exemplo 1:
Raios de luar:
Bolhas nas águas do lago
saltam rãs e sapos.
Fanny Dupré
Neste poema, verificamos a seguinte metrificação:
RAI–OS-DE-LU-AR:
1 2 3 4 5
BO–LHAS- NAS -Á - GUAS- DO - LA GO
1 2 3 4 5 6 7
SAL-TAM- RÃS - E- SA- POS.
1 2 3 4 5
º LUAR é a palavra oxítona: a última sílaba é pronunciada mais fortemente e por isso é a tônica. Logo, contam-se cinco sílabas.
° LAGO é a palavra paroxítona: a sílaba LA é a mais forte, e por isso é a tônica. Logo, contam-se sete sílabas.
° SAPOS é a palavra paroxítona: a sílaba AS é a mais forte, e por isso é a tônica. Logo, contam-se cinco sílabas.
Exemplo 2:
Nesta catedral,
quando arde o sol, toda a tarde,
sangra este vitral.
Jorge Fonseca Júnior
Eis a metrificação:
NES-TA-CA-TE-DRAL,
1 2 3 4 5
QUAN-DOAR-DEO-SOL, TO-DA-TAR-DE
1 2 3 4 5 6 7
SAN-GRAES-TE-VI-TRAL
1 2 3 4 5
° CATEDRAL é uma palavra oxítona: a última sílaba é a mais forte. Logo, contam-se cinco sílabas.
° TARDE é uma palavra paroxítona: a penúltima sílaba é a mais forte. Logo, contam-se sete sílabas.
° Elisão entre as palavras QUANDO e ARDE: as sílabas DO e AR são pronunciadas juntas, fundindo-se em uma única sílaba.
° Elisão entre as palavras ARDE e O: as sílabas DE e O são pronunciadas juntas, fundindo-se em uma única sílaba.
° VITRAL é uma palavra oxítona: a última sílaba é a mais forte. Logo, contam-se sete sílabas.
° Elisão entre SANGRA e ESTE. As sílabas GRA e ES pronunciam-se juntas, fundindo-se em uma única sílaba.
Outros exemplos de Haicais escolhidos:
No meio das pedras
a água límpida de outono
correndo e cachoando.
H. Masuda Goga
Na areia quente
ao redor do caranguejo
cerca de guris.
Teruko Oda
Arrebol de outono.
O manto vermelho desce
na praia deserta.
Iraí Verdan
O CONTEÚDO DO HAICAI
De acordo com o ponto de vista do Grêmio Haicai Ipê, que estuda o haicai quanto a forma poética, adaptado à língua portuguesa, mas conservando a tradição japonesa.
O HAICAI não possui título nem rima, segue a tradição japonesa..
POESIA DA NATUREZA
O haicai sempre nasce de uma cena ou objeto natural. Mesmo nos instantes em que cita assuntos humanos, quando o homem não é mais considerado o centro do universo, ou uma entidade separada da natureza, como é habitualmente colocado pela cultura ocidental.
Tradicionalmente, a menção à natureza é feita através de um termo-de-estação, conhecido pela palavra japonesa KIGO. Pode-se questionar a validade das quatro estações no Brasil, mas é inegável um ciclo anual, aos quais os vegetais e os animais se moldam, e dentro do qual o homem organiza suas atividades.
Como parte desta herança, herdeiros da cultura ocidental (basicamente européia) e de clima temperado, temos as estações:
° Primavera: alegria, renovação, amor, flores, juventude;
° Verão: vivacidade, liberdade, calor, maturidade;
° Outono: melancolia, decadência, nostalgia, colheita, senectude;
° Inverno: tranqüilidade, reclusão, morte, repouso, frio.
O TERMO DA ESTAÇÃO
O Kigo (termo de estação) é uma palavra que expressa fenômenos(paisagem, fauna, clima, enfim, todos os acontecimentos da natureza e da vida) que ocorrem no globo terrestre e no céu.
O s haicaístas usam o kigo para concluir o haicai, à maneira dos poetas ocidentais, quando fecham o soneto com chave de ouro. O kigo tem a força milagrosa de completar um haicai.
Os haicaístas consideram o ipê como uma das flores mais lindas da primavera, poeticamente falando, apreciam a beleza da sua florada, cuja elegância pode ser comparada à cerejeira do Japão.
Por isso, o kigo é o termo poético a ser considerado como o desfecho do poema, que provoca associações de idéias e imagens. O kigo é a chave do haicai. É a chave para decifrar a sua brevidade, desta poesia de 17 sílabas. O kigo não é um enfeite do haicai. É a chave que determina o ser ou não ser do haicai.
Magé, 05 de abril de 2010.
Iraí Verdan
Bibliografia:
1-GOGA. H. Masuda e ODA. Teruko, NATUREZA-BERÇO DO HAICAI, kigologia e antologia, Empresa Jornalística Diário Nippak Ltda. S.P.
2- http://www.kakinet.com
3-WWW.iraiverdan.com