Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CICLO

a prima flora
oferta à vera
(a irmã colhe)


(Tenho trabalhado exaustivamente no entendimento do caos que me habita, tentando coadunar a formação que trago desde todo dia, com as ambições(todos têm) que ouso pensar que são importantes para alguém - um leitor, talvez. Uma das representações mais líricas e profundas dentre as expressões artísticas e culturais que conheço é o haicai(haikai, hai-kai, haiku, hai-ku - todas as nomenclaturas são possíveis e aceitáveis nessa apropriação linguística da língua portuguesa) que, junto com o tanka(outra forma de versos tipicamente japonesa), representam a formatação mais elementar da poesia no universo nipônico.
Mas era preciso avançá-los, favorecer um encontro com a língua românica(da qual a língua portuguesa é filha), criando outros entendimentos. Afinal, o mundo é cíclico, e feito de retomadas, embates, choques culturais e aprofundamentos temáticos. Fazia-se necessário ir além da mera represetanção gráfica "3 versos", ou alguma coisa próxima disso. Dinamitar o solo seguro da poesia institucional era uma premissa urgente. Amealhei epígrafes de Bakunin e Jorge Mautner que sofismaram a seus modos que "a paixão destruidora é também uma paixão criadora": POR ISSO FAÇO HAICAOS"
Escobar Franelas
Enviado por Escobar Franelas em 17/11/2007
Reeditado em 12/03/2013
Código do texto: T740898
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Escobar Franelas
São Paulo - São Paulo - Brasil, 49 anos
1018 textos (112628 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/12/17 06:51)
Escobar Franelas