“Pura Luz"  **
(Haikai n.31)



Capim dourado,


reluz bem trabalhado:

-Artesanato!!!


****************
Silvia Regina Costa Lima
Janeiro de 2008

*****************
**(Jalapão)

 

O capim dourado é uma espécie de capim (Singhnantus sp)que existe somente na região do Jalapão, localizado no Tocantins com a palha do qual se faz artesanantos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, entre outros.

Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão. O artesanato, por expressar a cultura de um povo, apresenta riquezas. A expressividade das peças transformam o artesanato em semi-jóias. Combinações de técnicas e formatos contrapõem o moderno ao rústico, o simples ao sofisticado, de maneira a resultar artigos exóticos. A seda do buriti (Mauritia flexuosa L) junto à trama do capim o transforma com riqueza inigualável, em objetos artesanais.  O Jalapão, em pleno cerrado, se localiza num dos extremos de Tocantins. Suas fronteiras são Piauí, Bahia e o Maranhão. Nesta região, nascem os afluentes dos rios Tocantins, São Francisco e Parnaíba. Um manancial de maravilhas que se estende por 34 mil quilômetros quadrados, ocultando mistérios e enganos – chamar o Jalapão de “deserto”, pois neste cerrado é impossível imaginar a quantidade de água existente.

 

 


 
SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 19/02/2008
Reeditado em 22/02/2018
Código do texto: T865820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.