SEIXAS DÓRIA

SEIXAS DÓRIA

(BREVES PALAVRAS PELOS 50 ANOS DE ATIVIDADE INTELECTUAL DO EX-GOVERNADOR DE SERGIPE)

É preciso ter coragem para dirigir alguma palavra ao ex-governador de Sergipe diante de historiadores, profundos conhecedores de sua vida e obra. Seixas Dória sempre deu lições de coragem. Aprendi com ele.

Sua voz continua sendo ouvida no mesmo tom, com o mesmo calor, vibração e emoção.

A minha infância foi embalada por várias vozes democráticas: artísticas, políticas e intelectuais. A sua é a mais alta, entre as vozes políticas.

Eu era muito jovem, tinha apenas 16 anos quando aconteceu o momento mais crucial da sua carreira de homem público, mas ainda escuto a voz do povo (e creio mesmo que a voz do povo é a voz de Deus) continuando a sua quando, de forma estúpida, pensaram interceptá-la.

A obra de Seixas Dória é um traço distintivo na história do Estado de Sergipe. Um traço que se estendeu pelo Brasil.

O sonho do poeta é ser poesia. Se a política pode ser traduzida em poesia, o título do poema é Seixas Dória. A poesia do povo, esta palavra que só em seu discurso e no de poucos no mundo soa tão legítima, exata.

A História não detém suficiente método e ciência para traçar o perfil e a realização de João de Seixas Dória. Entretanto, o tem o povo que o acompanhou na alegria e na dor, e colocou seu nome nas urnas. E o reverencia até hoje. Disse um filósofo que todo homem quer ser Deus. Parodiando o filósofo, digo que todo político quer ser Seixas Dória.

Receba os meus parabéns e a minha palavra de professora. Gostaria de tê-lo como governador, pois, sei que saberia respeitar e resgatar a classe esmagada e oprimida, como esmagado e oprimido você o foi no episódio que marcou para sempre sua vida, sua família e o povo sergipano