Havia uma árvore...

...Havia uma árvore...

Havia uma árvore centenária,quando nasci sua sombra me guardava,era uma mangueira enorme e bastante frutífera, ficava no terreno ao lado da vila onde moro, essa mangueira viu gerações crescerem e suas mangas saciaram a fome de muitos estudantes que por ali se aventuravam a entrar na mansão que a abrigava.

A mangueira presenciou a transformação do espaço urbano, viu antes casarões serem demolidos para dar lugar a prédios, viu praças serem construídas em frente da sua casa, muitas pessoas ilustres da nossa sociedade, estudantes do Instituto de Educação do Amazonas, freqüentadores do Ideal clube, a sede da tradicional sociedade amazonense, a todos e tudo isso presenciou, os comícios políticos, as comemorações da copa do mundo, isso sem falar nos desfiles da semana da pátria e dos saudosos carnavais de rua, dos corsos, dos serenos do Ideal, das noites do moranguinho.

Essa mangueira era a minha primeira visão do dia, abria a janela e lá estava ela, em toda sua magnitude, os passarinhos que ali fizeram sua morada hoje estavam cantando um lamento de dor, o dia amanheceu atípico, até mesmo o vento não conseguia mexer suas folhas, estava tudo parado...

Quando ouvi no meio da tarde o barulho da moto serra, corremos todos para ver o que estava acontecendo, a turma de demolição estava cumprindo ordens do filho do progresso, a mansão já havia sido demolida, só restava à mangueira, que imponente continuava a resistir ao avanço da selva de pedra, mas hoje... Hoje havia uma árvore...

Saudades...