ARAIOSES

Ontem a turma que dei aula há alguns anos atras colou grau.

Chic. No último! Todo mundo na beca e olhos brilhantes esperando que a qualquer momento magicamente o sucesso ou a segurança profissional caisse no colo junto com o simbólico diploma que repousava no colo de cada um...

Confesso que cerimônias assim sempre me emocionam não só pela possibilidade infinita que se estende ali e dali pra frente, mas pela passagem que tive num semestre desenvolvendo raciocínios, solicitando artigos científicos, apresentações de trabalhos que ao sortear quem apresentava causava mais frio na barriga que primeiro beijo!!

Emociona o jeito de cada um... onde me vejo neles e com eles. Eu também já estive lá, já tive uma professora na faculdade que me inspirou a ser como ela, e outras tantas que jamais quis ser como tais!!

E essa turma em especial, Licenciatura em Geografia numa cidade onde o IDH é um dos menores do meu estado, me escolheu dentre mais de trinta professores pra ser a que faria da aula da saudade, mais um momento doce de sala de aula que possibilita sim, vivenciar o conhecimento e torná-lo ao alcance de todos que dele se aproximarem.

E lá fui eu... malas e cuias. Jeans e all star pink!! Meu famoso tênis pink tão conhecido dos alunos estava na aula da saudade, de uma saudade infinita que os bancos da faculdade deixam em que soube realmente aproveitar momentos tão especiais e únicos.

Qual não foi a supresa quando ví camisas com meu nome, e uma turma inteira de futuros geógrafos organizados em equipe fazendo estripulias de modo que ao invés de pedagoga me senti a própria desbravadora de caminhos nunca antes trilhados... acho até que não sou pedagoga não... sou de todas as licenciaturas... afinal minha disciplina me leva a todas elas e brinco com leis, Historia do Brasil colônia, chegada de Jesuítas e esbarro na LDB que deveria ser refeita pelas mãos desses alunos que sentem na pele a dificuldade de se fazer valer Fundeb, salários dignos e justos se é que se pode falar de salários pra quem leu O Capital de meu querido Marx!!

Sei que ontem foi a colação de grau. O tênis pink não foi. Mas na hora que uma aluna pediu pro Reitor pra que eu entregasse o diploma a ela senti bater a responsabilidade do que plantei na sala de aula dessa cidade.... plantei um sonho que deixou claro que basta lutar pra realizar que a propria vida se encarrega de realizar. Puxa ela acreditou. Fui lá no meio de todo mundo e entreguei um papel que certifica que ela está apta a desenvolver com dignidade e respeito a profissão que escolheu.

Lembrei não só do dia que eu colei grau. Mas dos milhares de brasileiros que não estão sequer no ensino fundamental, que precisam lidar com enxada e foice pra garantir o sustento na casa de forno que faz farinha pra encher o buchinho e "livrar" da fome, sem claro, pensar em nutrição, alimentação balanceada ou algo do gênero!

Fiz uma prece silenciosa por eles. Pelos que ainda vão chegar à escola e que possam não reproduzir ideologicamente o poder da burguesia que insiste em dizer que o conhecimento intelectualizado é pra poucos, eu refuto e afirmo diante dessa turma maravilhosa que está diante de um novo desafio: o conhecimento é pra todo aquele que desejar ardentemente se encontrar com ele e permitir que fazendo morada em sua vida viabilize a vida de outras outras outras e outras pessoas.

O caminho é novo mas por isso mesmo desafiador e mágico. Eu tô feliz por essa turma que tão carinhosamente me presenteou com essa energia boa que um sonho realizado traz.

Que sejam capazes de fazer pela comunidade onde moram, o que conseguiram fazer por si mesmos e que possam não só mudar o IDH mas acrescentar nessas eleições pessoas que realmente estejam preocupadas em fazer algo que nao seja uma simples definiçao de governo do povo pelo povo para o povo, mas torná-los capazes de exercer uma cidadania que se perde a cada dia numa criança que é arremessada pela janela ou num rio, num homem que bate numa mulher ou que a impede de pensar e ela aceita passivamente isso, num universo infantil onde a única preocupação deveria ser sonhar em crescer e fazer faculdade, estudar depois depois e depois sempre e mais.

A estrada é larga meus caros alunos... mas dá a cada um de vocês a escolha de usar a iluminação adequada, a companhia e, claro, porque não dizer, a cor que tornará esse caminho feliz, diferente, único.

Espero vocês na pós!

um beijo de tia ou de professora? Não não... um beijo de colega de profissão!!

FADA SININHO
Enviado por FADA SININHO em 04/07/2008
Reeditado em 22/01/2011
Código do texto: T1064957
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.