LINANDRE, A MEMORIALISTA



Linandre, poeta, pianista, pintora. 
Ontem , li emocionada dois livros de memória de nossa querida amiga do Recanto: CANTATA EM TOM MAIOR e  SOLO DE MONOCÓRDIO.Não consegui parar a leitura antes  do ponto final. São verdadeiras obras-primas , narrativas de estilo leve, quase musical, que fariam inveja a Pedro Nava e Agripa Vasconcelos.
Ambos os livros relatam a saga de  sua família, composta de  pai, mãe e onze irmãos. Uma casa alegre e forte, onde sempre houve uma bela mistura: a tenacidade do ferro de Itabira e a alegria e arte de Diamantina. Casa onde se respirava música e onde imperava o mais puro amor.
Aos locais descritos eu me transportei:ora  revendo  velhos itabiranos, ora caminhando pelas ladeiras de Diamantina, cidade cujo desejo de conhecer satisfiz em 1988.

Resta-me ainda ler o terceiro livro: SARA - UMA GAROTA FELIZ... Tão logo complete a leitura, aqui farei algum comentário.

A gentileza da Linandre não ficou nos livros: de presente enviou-me um bloco para anotações, um cubo de uns quinze centímetros de aresta, com uma linda pintura da Praça do Centenário em Itabira, onde nasci e morei por muitos anos.  Desnecessário é dizer que jamais usarei  uma única folha . Seria destruir o carinho de Linandre, a pintora, seria mutilar  uma bela obra de arte, seria desfolhar a mais linda flor de um jardim.
Nada mais vou escrever, minhas palavras são muito simples para falar de tão grande artista.
A ela, deixo aqui a minha homenagem de itabirana amiga
.