A todos que tem 20 e poucos anos!

VINTE E POUCOS ANOS!!!

Ah,essa idade...Na fronteira entre a maturidade e a inexperiência;entre a insensatez e a responsabilidade.Nem tão jovem,a ponto de sair gritando pelas ruas,de chorar no ombro do amigo na calçada,de se descabelar e expressar seus desejos,e nem tão velho a ponto de se sentir senhor da razão,compreender tudo e todos,dar conselhos e ter opiniões totalmente aceitas.Aos 20 e poucos,ainda não se sabe muito,mas o suficiente pra não cair em algumas armadilhas.Já se namorou (ou ficou)bastante,mas ainda tem tempo para mais alguns relacionamentos antes de se decidir por algo mais sólido.Essa idade,na verdade,é tão boa,que não devia passar nunca.É uma mistura de liberdade e medo.Maioridade,responsabilidade e decisões que podem trazer consequências eternas.É gastar horas do seu tempo de secidindo sobre se declarar ou não pra pessoa amada,com receio de ser tachado de idiota e ao mesmo tempo,acreditar no que quer e saber que sempre vale a pena ir a luta.É não ter tanto pavor assim de receber um não,sabendo que da próxima vez,poderá ouvir um sim.É não ter que pedir opinião ou consentimento,mas ainda assim,sentir tanta falta do colinho de mãe,que sem querer,o adolescente que ainda não foi de todo embora,acaba sempre querendo aprovação antes de um emprego novo,um romance novo e até mesmo um carro novo.Ter 20 e poucos anos é viver em um paradoxo sem fim.É achar-se mulher,mas ter crises atrasadas de adolescência,é confiar no seu taco,mas ficar preocupada com aquela colega de trabalho,deslumbrante,diga-se de passagem,do namorado;é sentir-se segura nas provas,na entrevista de emprego,mas se desfazer em lágrimas quando recebe uma ligação tão esperada.Ter 20 e poucos anos,pode significar ser mãe (pai) ou ainda simplesmente filha(o).É curtir com a cara do irmão mais novo que ainda não pode sair sozinho,mas também querer ser o centro das atenções e preocupações,de vez em quando,do papai ou da mamãe.Ter 20 e poucos,é ter medo de chegar aos 30,mas ter uma certa confiança de que isso não acontecerá nem tão cedo.É lembrar do passado,como se realmente ele estivesse tão distante assim.É criticar os adolescentes de hoje em dia,como se nunca tivesse sido um deles.Enfim,é bom demais ter 20 e poucos,porque nos sentimos imbatíveis,tão elegantes e senhores de nosso destino,que somos capazes de qualquer coisa.Acima de tudo,ter 20 e poucos anos é não saber o que fazer depois que essa idade passar,mas ter certeza de que nada precisa mudar.E depois que chegar aos 30,40,50 e quantos mais a vida permitir,os 20 e poucos serão parte do acervo de lembranças que ninguém consegue esquecer.

Tenho 20 e poucos...E quer saber?Acho que terei pra sempre!!!Porque os 20 e poucos anos nos dá essa certeza de que podemos ser o que quisermos pra sempre!E eu quero ser exatamente assim:nem adolescente,nem tão mulher.Nem de meia idade,nem muito jovem.Apenas alguém que curte e vive a alegria de se ter 20 e poucos anos!

Beth Ribeiro
Enviado por Beth Ribeiro em 07/08/2008
Reeditado em 07/08/2008
Código do texto: T1117391
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.