Dia do Estudante..Parabéns

Estava aqui a pensar...

Não é que hoje é dia do estudante!

E quantas e quantas vezes vi essa data ser comemorada com homenagens, incentivo, aplausos aos estudantes, apoio.

Quantas apresentações!

Com a música coração de estudante aprendemos de cor e salteado como se diz lá no nordeste por ouvi-la tantas vezes.

Na escola onde me formei era normal se presentear o estudante com uma festa organizada pelos professores, bolo, palmas, poesias, palavras de vitória e incentivo a leitura e ao estudo pra ser “alguém na vida”

Nós estudantes ficávamos muito felizes e com certeza na semana da homenagem nosso aprendizado era melhor.Também pudera com o reforço positivo e palavra de auto-ajuda não podia sem diferente.

Mas não é que justamente hoje eu acordei meio sem rumo, sem saber o que aplicar na minha sala de aula escolhi uma parlenda, examinei umas atividades, fiz ditado, roda de leitura, hora da revista, leitura e interpretação, mas sequer veio na mente a data de hoje: o tão famoso dia do estudante.Confesso que me senti culpada, deveria ter tratado minhas crianças com o apoio que recebi na infância na mesma capacidade deles, mas depois pensei e cheguei à conclusão: Estudante se é todos os dias, naquela sala onde praticamente a vida se cria, onde o pensamento se faz crítico e eles se socializam e aprendem a ser “gente” diferente da gente que já são.

Parabenizarei não só hoje, mas incentivarei a leitura, o pensamento crítico todos os dias, apoiarei as iniciativas e atitudes dos discentes à medida que crescem em aprendizagem e raciocínio.

Que era bom aquele tempo de festa, gincanas do dia do estudante, teatro, bolo, abraço era, porém nada melhor que mostrar a realidade de hoje onde se estuda pra ser informado, competir, ser conhecedor dos seus direitos e deveres, se socializar.

Estuda-se pra conhecer, educar-se, formar-se, socializar-se, saber regras, normas, ter aptidão aos conhecimentos científicos, empíricos, pois que os de razão comum já se aprende com a vida.

Parabéns aos que estudam sempre e aprendem com a natureza a respeitar e preservá-la.Aos que aprendem com os momentos difíceis a ser justo e otimista, aos que aprendem com o desespero a ter fé.

Parabéns a nós estudantes constantes da vida que estudamos a cada manhã que nasce a razão de nossa existência.

Parabéns as crianças estudantes da vida que anseiam ser “alguém na vida”.Vocês já o são, são estudantes e pessoas dotadas de sensibilidade e força para aprender.