Pai, contigo aprendí...

Contigo aprendí a andar e ser confiante, firme e seguro, ainda criança quando era puro e indefeso, temendo meus próprios passos, caminhando com medo, temendo a queda e a dor, lá estava você, me ensinando, me trazendo confiança, me protegendo, porém, me orientando a ser forte, a andar com passos firmes, desviando dos perigos e enfrentando os obstáculos da vida.

Contigo aprendí as primeiras palavras, os primeiros gestos, e as primeiras coisas necessárias para meu crescimento e desenvolvimento futuro.

Contigo aprendí a valorizar o passado, porém vivendo o presente, aprendí a olhar para traz e reconhecer minhas raízes, agradecendo por aquilo que aprendí e me fez ser a pessoa que sou hoje. Aprendí também que uma familia deve ser unida, que os problemas e divergências devem ser superadas em prol de uma causa comum, que nada e ninguém pode nos afastar de quem amamos, somente nosso egocentrismo, nosso orgulho e indiferença.

Contigo aprendí que devemos ter atitudes, a ter carater, que devemos tomar decisões, mesmo correndo o risco de errarmos, porque todos nós somos humanos e imperfeitos, portanto, passíveis de erros, tanto de conduta, como de julgamento. Aprendí que é melhor errar ao tomar uma decisão, do que se omitir ou ficar indeciso, sem ações.

Contigo aprendí a ser forte, vigoroso, a defender minhas crenças, as pessoas que amo e até mesmo aqueles que estão sendo enganados ou humilhados por outras. Aprendí a ser honesto e não faltar com a verdade, a lutar até o fim, sendo digno até mesmo na derrota, aprendí a ser trabalhador, fazendo do trabalho um prazer ao invés de um fardo ou tormenta.

Contigo aprendí que existem leis que regem a sociedade e que elas devem ser respeitadas, embora devamos nos orientar pela nossa consciência, que ela é sábia e perfeita, e pode nos dizer o que é certo ou errado, para isso basta ouví-la mais do que ao nosso ego. Aprendí que devemos, antes de tudo, respeitar as pessoas e não culpá-las, quando na verdade, somos nós, que as provocamos e despertamos reações indesejadas.

Contigo aprendí que ao fazer uma promessa a alguém, devemos cumpri-la, em sinal de respeito e agradecimento, mesmo que elas não tenham sido alcançadas plenamente ou não tenham ocorrido no momento desejado. Aprendí que não devemos abandonar quem nos criou, que nossos problemas não justificam as ausências do seio familiar, porque quando amamos verdadeiramente, não há problema ou adversidade nenhuma que supere o amor.

Contigo aprendí a dar valor as pessoas que merecem e a cultivar com carinho os bons sentimentos, a não se apegar a coisas materiais ou vulgares, porque antes de qualquer coisa, devemos, amar, porque sem amor, nada se justifica, sequer a vida. Aprendí também que existem diversas formas de amar, que muitas vezes são mal compreendidas e vistas como insensibilidade ou frieza, mas que no fundo refletem atos de amor incompreendidos.

Contigo aprendí a não ter vergonha do que os outros dizem ou pensam sobre mim, porque o mais importante é ter a consciência limpa, ciente dos erros é claro, até porque todos estamos aqui para aprender, e ainda assim morremos ignorantes, porém ainda vivios devemos estar dispostos a corrigí-los e seguir em frente. Aprendí que podemos estar mal vestidos, ou, até mesmo sujos em aparência física, devida a determinadas circunstâncias ou atividades que desenvolvemos, porém é nossa Alma que deve estar limpa e bem trajada com nobres sentimentos.

Contigo aprendí a buscar respostas, a me inquietar, a contestar,a pensar e refletir afim de adquirir conhecimento e sabedoria, sem permitir que a ignorância ou a superstição seja imposta por outras pessoas, que talvezs saibam ainda menos do que nós.

Contigo aprendí que nunca morremos quando ainda temos um sentimento, que valida todos os outros existêntes na espécie humana, o nome dele é, amor, e quem não tem amor, deixa de viver, ainda em vida, ficando perdido e entregue a coisas mundanas. Existe uma outra coisa chamada, perdão e outra chamada de agradecimento, que está intimamente ligada ao amor, talvez no seu núcleo até e, quem não os tem e guarda ódio ou ingratidão está fadada ao fracasso, na busca pela felicidade verdadeira e plena.

Contigo aprendí tantas coisas, que só escrevendo um livro, poderei descrever com detalhes, cada uma delas. Talvez não tivesse aprendido tanto, quanto aprenderia em outras situações e com certeza alguém deve estar muito contente com tudo isso que me ensinou e que aprendeu também com o tempo e as pessoas.

Talvez alguém esteja nos iluminando, nos observando e protegendo, assim como você buscou fazer comigo e com seus filhos, porém aparenta estar invisível, diante de nossos sentidos ainda primitivos. O que tenho certeza, é que a vida vale a pena, mesmo nas situações mais difíceis, porque são nelas que temos a oportunidade de crescermos ainda mais e ficar mais perto de entender os inúmeros acontecimentos da vida.