Pão Enrolado

Pão Enrolado

Para a minha grande amiga Sônia Ortega

Fazia, toda semana , quando meus filhos eram adolescentes, esse pão que é delicioso. Vou passar a receita na íntegra como encontrei-a num livro de três autores (Julio Cosi Jr., Jarbas J. Souza e Sergino O. Souza): “Pratos inesquecíveis na opinião de três maridos”. A receita em questão pertence ao último colaborador.

***

“Esse é o tipo de pão para se comer em silêncio, com uma oração de agradecimento, tão delicioso ele fica. Só pelo jeito de fazer, você já nota isso:

Ingredientes:

- ½ quilo de farinha de trigo (sem fermento)

- 2 ovos

- 1 xícara de leite morno

- 50 gramas de fermento para pão

- ½ xícara de óleo

- 2 colheres (chá) de açúcar

- 1 colher (chá) de sal

- fatias de tomate

- 200 gramas de presunto picado

- 400 gramas de queijo (mozarela)

- orégano a gosto.

Dissolva o fermento no copo de leite morno. Vá juntando os demais ingredientes até formar uma massa lisa.

Abra a massa numa superfície qualquer; o importante é que, antes, você espalhe farinha sobre ela.

Estire a massa e vá colocando por cima as fatias de presunto, as rodelas de tomates temperadas com orégano e sal, a mozarela.

Isso feito, enrole como se fosse fazer rocambole e leve a assar em forno quente.

Tem gente que acha tão gostoso esse pão que sente vontade de rezar: “o pão nosso enrolado de cada dia nos daí hoje...”

Dicas: Esse santo pão poderá ser recheado com lingüiça calabresa, substituindo o presunto. Nesse caso, você pode esquecer também o tomate e o queijo e acrescentar rodelas de cebola. Amém.”

***

Nota: Não coloco tomate. Também faço aquele truque para saber a hora certa de levar ao forno ( coloco uma pequena bolinha da massa num copo com água. A hora que a bolinha subir, está na hora de assar o pão.). Pincelo, com suavidade, o pão antes de assar, com gema batida e um pouquinho de óleo.

***

Olyntho Pretto Pinto:

Desse pão eu até dispenso

e deixo cá bem explicado:

o meu apetite embora imenso

já se sacia só com o enrolado...

***

Elvis Alves:

Se o caminho da insubordinação

dificilmente tem retorno

aproveite, Lu, esta ocasião

e asse Luna e eu nesse forno!

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 26/08/2008
Reeditado em 28/08/2008
Código do texto: T1146284
Classificação de conteúdo: seguro