La bella Mormanno

MORMANNO é uma cidade italiana situada na Região da Calábria, Sul da Itália. Possui um pouco mais de 4 mil habitantes e foi fundada entre os séculos VII e VIII com a construção da Igreja dell’Annunziata, cuja torre de sinos de estilo romano testemunha a antiga origem. A atual catedral de S. Maria del Colle foi construída em 1.101.

A vontade de descobrir o próprio passado e os antigos costumes sempre motivaram grupos folclóricos de danças e cantos a reproduzirem um quadro real e antiquíssimo. A religião católica é predominante e o seu povo reverencia a Madonna della Catena com uma grande procissão, cujo santuário está construído numa montanha a 5 km do centro. No “mezzo agosto”, 15 de agosto, acontece a festa dell’Assunta, quando se agradece a Virgem pela proteção dada à região durante terríveis terremotos.

Os salames caseiros (soppressate, salsicce e capicolli) foram feitos artesanalmente por muito tempo. O porco, a principal matéria prima, era criado nos porões das casas. Hoje, apesar de alguns manterem a fabricação, as indústrias locais conseguem produzir salames com as características artesanais. O mesmo aconteceu com o doce “bocconotto”. Num rápido passeio pelas ruas de Mormanno, pode-se notar inúmeros “pepperoni” secando nas varandas das casas para se tornar o “zafferano”, pó utilizado como condimento.

Nos destaques das receitas caseiras estão as massas cavatelli e o raschiatelli. A carne de crapetto (carneiro) é muito apreciada. Nas festas natalinas utilizam-se doces como cicceratta, glispella, canolleto e torrone.

As fotos mostram alguns aspectos da cidade num tranqüilo dia de sol, de temperatura fria, já próximo ao inverno (outubro de 1990). O projeto da Bella Mormanno é desenvolver e aperfeiçoar ainda mais estas receitas, acreditando que a qualidade e a vontade de fazer com prazer são os ingredientes básicos. Mormanno, a pacata cidade, inspira esse nosso projeto, resgata uma tradição e, principalmente, homenageia Anna Maria e Franco - nossos queridos mormannolos - que carinhosamente souberam transferir para Poções todo o amor e a saudade de um coração partido pela imigração.

A Bella Mormanno abre a sua porta. Nós abrimos os nossos corações para os amigos embarcarem nesta maravilha e deliciarem um pouco da Itália.

(escrito por ocasião da abertura da loja de massas BELLA MORMANNO, Rua Afonso Celso, Barra, em 1995)

Luiz Sangiovanni
Enviado por Luiz Sangiovanni em 31/08/2008
Reeditado em 31/08/2008
Código do texto: T1154905