CONFUCIONISMO

CONFUCIONISMO

Falar de Confúcio é ter sempre em mente as suas frases belas e pensamentos. Num momento de sua vida ele falou e se reportou a página de sua vida quando menor de idade. "Quando eu era pequeno, era pobre. Por causa disso, fazia sempre trabalhos baixos." Quando ele era pequeno, fazia vários trabalhos, entre eles, controlar estoques e exercer a função de pastor. A vida para ele era dura demais, porém, Confúcio era ser normal e se deliciava muito com os estudos. Aprendia com certa naturalidade que chamava a atenção de muitas pessoas de sua época. Tirava ensinamentos de qualquer pessoa e principalmente de alguém que podia lhe ensinar. A doutrina vertente era a de que: "Estou andando com duas pessoas. Deve haver meu professor neles. Escolho as coisas boas para aprender, e as coisas más para evitar fazer.", o que significa que quase toda pessoa pode lhe ensinar alguma coisa. Mesmo que encontre uma pessoa fazendo coisa ruim, pode se perceber o que é ruim e pode se evitá-lo. Pelas conotações aqui implícitas já se podia notar que apesar de se tratar de uma criança, mais tarde se tornaria um sábio.

Deste sábio surgiu o confucionismo. Confucionismo segundo historiadores era uma religião oriental, filosofia, ideologia política e tradição literária baseada nas idéias do filósofo chinês Confúcio (551 a.C. -479 a.C.), forma latina de Kung Tsé (mestre Kong). Conhecido pelos chineses como junchaio (ensinamentos dos sábios), o princípio básico do confucionismo é a busca do Caminho (Tao), que garante o equilíbrio entre as vontades da Terra e as do Céu. Permanece como doutrina oficial na China durante quase dois mil anos, do século II até o início do século XX. Atualmente 25% da população chinesa afirmam viver segundo a ética confucionista. Fora da China, o confucionismo possui cerca de 6,3 milhões de seguidores, principalmente no Japão, na Coréia do Sul e em Cingapura. Pode também ser considerado - uma doutrina com requisitos específicos. Na doutrina confucionista por incrível que pareça não existem sacerdotes, livros sagrados ou igreja. Segundo seus preceitos, a sociedade deve ser regida por um movimento educativo, que parte de cima e equivale ao amor paterno, e por outro de reverência, que parte de baixo, como a obediência de um filho. O único sacrilégio é desobedecer à regra da piedade.

De acordo com a doutrina, o ser humano é composto de quatro dimensões: o eu, a comunidade, a natureza e o céu - fonte da auto-realização definitiva. As cinco virtudes essenciais são: amor ao próximo e à justiça, o cumprimento das regras adequadas de conduta, a autoconsciência da vontade do Céu e a sabedoria e a sinceridade desinteressadas. Somente aquele que respeita o próximo é capaz de desempenhar seus deveres sociais. O pai de Confúcio se chamava Shu Lianghe. A mãe dele se chamava Yan Zhengzai. Shu Lianghe era então um guerreiro famoso no Principado Lu. A mãe de Confúcio era a terceira esposa do pai dele. O pai de Confúcio tinha se casado com a primeira esposa, com quem ele tinha nove filhas, mas nenhum filho. Para ter um filho, ele se casou de novo. Essa vez nasceu um filho, mas coxo. Ele ficou descontente, e se casou de novo com a terceira esposa, Yan Zhengzai. Citaremos aqui algumas das célebres frases de Confúcio e tirem suas conclusões: “Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo”; “Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos; Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros”.

“Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros”. "Um jovem em casa deve amar os pais, e fora de casa respeitar os velhos. Deve ser discreto, mas, ao mesmo tempo, falar com convicção quando se fizer necessária a sua ação; deve amar a todos os homens, sem distinção, e alegrar-se com as pessoas de bom coração. Se assim se portar, terá condições de bem se governar e a outros”. "Se tiverdes acesso à fama, comporta-te como se estivesses a receber um hóspede; se estiverdes no governo de um povo, comporta-te como se estivesses pronto a oferecer um grande sacrifício”. "Para onde quer que - fores, vai todo, leva junto teu coração”. "Não te suponhas tão grande ao ponto de pensares ver os outros menores que ti”. "Lembre sempre que existes porque existiram outros antes de ti”. "Se queres demonstrar como queres ser tratado, trata desta forma - primeiro aos demais". É muita sabedoria numa pessoa só.

A mãe de Confúcio morreu quando ele tinha 17 anos. Dois anos depois, ele se casou. Mais um ano, nasceu o filho dele, que foi nomeado Kong Li. Um dos fatos históricos que ficaram marcados na historio de Confúcio foi quando o Principado Qi ficou com medo que Lu se tornasse muito forte. Para pertubá-lo, Qi mandou 80 belas mulheres para Lu. Ao receber as mulheres belas, o governador de Lu começou há gastar muito tempo em diversão, sem pensar em governar. Ao ver isso, Confúcio deixou o trabalho e saiu de Lu. Junto com os alunos dele, ele começou uma vida errante 14 anos. Neste ano, Confúcio tinha 55 anos. A biografia de Confúcio é muito longa e aqui o espaço seria curto para comportá-la, mas quem quiser se aprofundar na vida deste grande mestre fará bom proveito, pois seus ensinamentos são notáveis. No ano 484 a.C., o rei de Lu pediu lhe para que voltasse. Confúcio voltou, aos 68 anos. Os habitantes de Lu o consideravam "pai do principado".

O rei lhe consultava com freqüência sobre política, mas não o convidava para tomar um posto importante. Confúcio ficava se dedicando à educação e trabalhando em clássicos. Ele editou clássicos antigos, como "Poemas" e "Livros" etc. Editou também o livro "A Primavera e o Outono" que tinha sido documentado por oficiais de Lu e o tornou o primeiro clássico histórico analista chinês. No ano 483 a.C., o filho de Confúcio, Kong Li morreu. No ano 479 a.C. Confúcio ficou doente e aí morreu. Confúcio influenciou muito a história da educação da China. A vida toda, ele se dedicou à educação e nunca desistiu. Fala-se que ele teve na vida dele 3.000 alunos, e 72 deles foram famosos e tiveram influência importante na história. Confúcio propagava muito a idéia de "bondade", que para ele, significava tudo na vida. Confúcio, que nascera no estado de Lu, na província de Xantung, era de descendência nobre, dos duques de Song e da casa real (do Yin). Nascera, todavia, com poucos recursos, quase na pobreza, o que não foi impedimento para que ele se dedicasse desde a adolescência ao estudo.

Viveu na China feudal há 2.500 anos, entre 551 y 479 a.C. Ainda jovem, ocupou uma alta posição como funcionário do estado de Lu, atual província de Shang-tung. Em 479 a C. Confúcio morreu e foi sepultado no bosque sepulcral de sua família em Kufu onde ainda hoje está conservada a sua tumba. “Para deixar marcada uma parte da vida de Confúcio nesta pequena matéria fecho com a seguinte frase:” "Se pode chamar de "homem superior" àquele que primeiro põe em prática suas idéias, e depois diz aos demais para o fazerem." Confúcio.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIR/CE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 05/09/2008
Código do texto: T1162970
Classificação de conteúdo: seguro