A terça parte de 900

900. Para alguns não representa muito e para outros menos ainda. Lê-se: novecentos. É imediato relacioná-lo à soma das 9 partes em que cada uma vale 100.

900. É um número formado por três algarismos em que um desses algarismos se repete uma vez. Nosso cérebro já processa com facilidade o número 900 como sendo o somatório de três números iguais, ou o somatório de nove partes iguais... Em que o resultado é 900. São várias as formas em que podemos somar ou subtrair números em que o resultado seja 900. A análise combinatória pode responder isso, todavia não é a questão desse texto.

A terça parte de novecentos é igual a: 1/3×900=300 e o resultado dessa operação multiplicado por três é igual a: 300×3=900. Então, novecentos dividido por três é 300 e 300 multiplicado por três é exatamente 900. A partir disso pode-se definir que os números são resultados de operações matemáticas.

Concluído que trezentos multiplicado por três é igual a novecentos e que novecentos dividido por três é igual a 300, tem-se: 300 maças; 300 doces; trezentas partes e assim vai... Assim foi que cheguei a trezentas leituras que para muitos não representa nada, logo é a terça parte de novecentos e novecentos, por sua vez, é diferente de mil:_900 é diferente de 1000. Mas o fato de representar muito ou não é variável, logo depende de uma escala. Um exemplo para isso é: 300 milhões que é bem maior que 300 mil.

Para mim 300 leituras são o somatório de uma e uma leitura: duas leituras; somadas 150 vezes. 300? São 300 leituras (a terça parte de novecentas), número que, para mim, é de maior importância até agora. E que venham as 1000 leituras.

Fagnner
Enviado por Fagnner em 18/09/2008
Reeditado em 20/09/2008
Código do texto: T1184971
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.