MACHADO DE ASSIS
                                      21 de junho de 1839
                                     29 de setembro de 1908




Ele era filho de uma lavadeira e de um pintor de paredes. Gago, epilético, descendente de escravos. O maior escritor do Brasil. Um dos maiores do mundo. Conhecido, respeitado, pesquisado e analisado por profissionais das letras do mundo inteiro. E hoje? Quando entrei numa sala de aula e meu amigo professor passava um filme sobre ele, apenas um -- um aluno assistia e se interessava. Os outros confabulavam, riam, mexiam com seus celulares, seus MP-3,4,5, 10, mil....

Hoje há ônibus escolar, merenda escolar, livro didático grátis, cadernos grátis, canetas, lápis.... enfim, tudo.... e de uma sala de quarenta alunos, não chega a 10% os que realmente querem estudar. Para onde caminhamos? O que está acontecendo? Onde estamos errando tanto? Quem estamos "moldando" para dirigir o mundo de amanhã? --- Machado choraria.

Lúcia Constantino
Enviado por Lúcia Constantino em 30/09/2008
Reeditado em 20/01/2009
Código do texto: T1203436
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.