PARABÉNS, PROFESSORAS E PROFESSORES!

Mais um dia dedicado aos professores se aproxima sem nada de extraordinário para ser comemorado.

No dia do professor deveria se festejar as conquistas e vitórias daqueles que dedicam toda vida em favor do desenvolvimento humano. Entretanto, é uma das categorias que ainda não conseguiu conquistar um lugar ao sol, salvo raras exceções.

Professoras e Professores são sistematicamente explorados e desvalorizados a despeito do muito que fazem pela Educação. E não adianta falar que Educação é prioridade para os governantes, se nenhum, até hoje, investiu seriamente na valorização dos professores.

Em plena era do conhecimento eles se submetem a uma carga horária de trabalho desumana com a finalidade de aumentar a pequena renda porque o salário de professor é irrisório e insuficiente para subsistência, embora tenham dedicado longos anos de estudos para uma boa formação. Em função disso, sentem a necessidade trabalhar em mais de um emprego para oferecer uma vida digna à sua família. O dia dos professores deveria ser um dia de glória para os trabalhadores da Educação, no entanto, não é.

Gostaria de me congratular com os professores pelo seu dia e dizer para elas e eles que não se preocupem, pois muitos os consideram os profissionais mais importantes do mundo. Eles são capazes acender a chama do conhecimento e desabrochar a flor da curiosidade na vida dos pequenos cidadãos na escola.

Eles podem ter orgulho, mesmo que não sejam valorizados como pessoas humanas e nem financeiramente, de transmitir o conhecimento.

São os professores que proporcionam um mundo de possibilidades para sociedade. São eles os verdadeiros baluartes da esperança e, apesar das adversidades e dos descasos das autoridades públicas, não desistem de partilhar a sua experiência em favor do ser humano.

Aos mestres da educação ofereço o meu apreço e consideração. Somente sendo mestre para assumir a resignação advinda pelo amor à uma causa tão sublime e, ao mesmo tempo, tão desvalorizada.

A sociedade ainda não se deu conta da importância dos Educadores e da educação.

Qualquer evolução no que se refere à qualidade da formação educacional do ser humano passa pela valorização e reconhecimento dos professores como profissionais de alto nível. Para isso, é necessário promover a redenção e a abolição do trabalho quase escravo ao qual estão submetidos.

A carga horária demasiada não subtrai a condição de mestre do professor, apesar de que, nessas condições, ele fica impossibilitado de ampliar seus conhecimentos e impedido de ter acesso às novas tecnologias provenientes da evolução cientifica no século dos chips e processadores eletrônicos.

Como buscar qualidade na educação se há um massacre sistemático dos professores? Como combater as desigualdades sociais se os professores são tratados com desigualdade e injustiça?

Os especialistas sempre falam em pilares da educação, entretanto, existem dois dos quais quase ninguém fala: os alunos e os professores; sem eles a escola não teria razão de ser. O que seria do país e da sociedade se os professores se cansassem de ser desvalorizados e deixassem de lecionar? Como buscar o progresso científico e tecnológico se os professores não são considerados profissionais de primeira grandeza?

Ainda bem que os mestres têm a qualidade da paciência para esperar dias em que os professores terão motivos para se orgulhar mais ainda da profissão que escolheram.

Haverá dias em que eles serão recompensados. Tudo passa. Inclusive a indiferença dos governantes e da sociedade em relação aos professores. Quando isso acontecer, esses profissionais conquistarão o seu lugar ao sol.

Quero, apesar de tudo, parabenizar aos professores pelo seu dia e dizer que alguns professores e mestres me deram a oportunidade de aprender a pensar e desenvolver uma consciência política antes mesmo que houvesse a filosofia do pensar nas escolas.

O professor tem uma importância substancial em minha vida e grande parte de minha fé na educação foi sedimentada e consolidada pelos mestres que marcaram minha existência. A eles dedico minha admiração e respeito e a estendo aos mestres de hoje que se dedicam à sublime profissão de professor.

Gostaria de escrever algumas palavras de esperança aos professores, mas, todavia, peço apenas que continuem firmes em seus propósitos e lembrem-se: vocês são portadores da confiança no futuro; são os guardiões da sabedoria e do conhecimento, por isso, acreditem: dias melhores virão e então veremos sol brilhar para os professores. Serão reconhecidos e valorizados pelo que representam e pelo que são. Parabéns, Professoras e Professores. Vocês merecem!

*Silvanio Alves é (está) Presidente do Conselho Municipal de Educação de Divinópolis-MG