26 de Novembro de 1967
Nesta data ás 4 da manhã,uma dorzinha me alertava:Chegou a hora;as dores foram sendo marcadas e os espaços diminuindo;Dr.Luis Coelho alertado,nos encaminhamos para a Casa de Saúde São Lucas em Arcoverde-Pe.O corredor literalmente lotado,até o Pe.Fausto Ferraz,hoje Monsenhor ,que me casara e seria o padrinho estava na espera e quando os passantes perguntavam:Que faz aqui? Ele:Aguardo meu primogênito.Queridíssimo Padre,meu orientador espiritual acompanhara meus cinco anos de noivado,e tinha que ter resposta pra tudo (rsrsr) Ali estava,nesta data tão importante em nossas vidas.Dr.Lula ás 20:00 mandou chamar o analgesista,pois já via a cabeça do bebê.Aplicada a analgesia para me poupar,todo quadro foi revertido;não me fez bem e a reação foi terrível,pois parei todo trabalho de parto,e sei pelos outros fiquei enlouquecida,bati em todos que se aproximaram.Um horror e o temor em quem estava lúcido por mim e pelo bebê.Precisei de transfusão de sangue:meio litro doado pelo próprio analgesista,pois no banco de sangue não tinha o tipo A naquele momento. Somente próximo das 22:00,já suspensa a medicação ou passado o efeito foi que comecei a escutar a voz do meu marido:Dida,Dida,nosso filho!!!Volta...E aos poucos acordei e tudo foi reiniciado.Ás 22:00,renasce meu 1° filho,e claro apaguei de cansaço...Reencarna Fernando Clímaco Santiago Maciel,como 1° filho,1º neto dos dois lados e 1° sobrinho.Só alegria para as duas famílias.Quando acordei no dia 27,não lembrava se tinha tido o bebê ou não,nem tinha coragem de pegar na barriga...Foi o tragicômico!Tudo valeu a pena.Este filho,bem como os outros três,só nos deram alegrias em tudo,completando nossas vidas com ao todo 9 netos.A união,o amor são as nossas metas.Hoje sentem a ausência física do pai,mas graças a Doutrina Espírita todos sabemos que ele participa de lá das nossas alegrias bem como das nossas tristezas.Fernando Clímaco reside em Escada,onde exerce a função de Secretário do Desenvolvimento Econômico da Prefeitura,apesar de sua formação profissional ser Engenheiro Agrônomo;Capacidade,vontade,inteligência,sabedoria são algumas das suas qualidades.Hoje lhe enviei um email,parabenizando-o,já que nós outros moramos em Carpina,e só nos encontraremos no Domingo,e publico abaixo a resposta que recebi.Muito bom poder sentir a sensação do dever cumprido,e ter como responder ao PAI quando este perguntar:O que fizeste dos filhos que vos confiei?
Terei a consciência em paz para apresentar minhas quatro jóias raras.Amo-os acima de tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!Obrigada pai pelo empréstimo sublime,mas te peço:Deixa-os conosco até o fim dos meus dias se for do meu merecimento.MUITO OBRIGADA SENHOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Respondendo email
Obrigado mãe pelos parabéns e por ter me carregado em seu ventre, me parido há 41 anos, me amamentado e protegido quando eu estive completamente dependente de seus cuidados, pelas noites indormidas, pelas fraldas trocadas quando nem existiam fraldas descartáveis, pelo meu cocô que você cheirou e limpou com todo amor quando nem existiam lencinhos umedecidos, pelos milhões de fraldas lavadas quando nem existiam máquinas de lavar, pelos cheiros e aconchegos nas frias noites de Arcoverde, pelos milhões de caminhadas pra levar e trazer da escola quando carro era artigo de luxo, pelas noites sem dormir direito e overdoses de ilosone para as minhas infinitas crises de amígdalas gigantes...

Obrigado também pela paciência em acompanhar pelo menos 1.400 tarefas de casa até eu terminar o primário e pelas revistinhas recreio que me ajudaram a aprender a aprender, por não ter deixado professores ensandecidos e empolgados me passar pra séries futuras sem eu ter cursado as anteriores, pelo apoio constante em todos os anos de estudo e de formação até por ter me levado na Universidade no primeiro dia e saído chorando... Enfim, obrigado por ter sido mãe.

Beijo. Nando.

Foto:Fernando Clímaco aos doi meses em meu braço(Arcoverde -Pe.)