DEPOIMENTO DE UMA FILHA

Transcrevo abaixo o depoimento de uma das minhas filhas quando do lançamento do meu primeiro livro:

____________________________________________________

À medida que lia, relia, refletia e analisava cada texto deste livro, pude ir traçando e personalidade do sertanejo apaixonado, que é meu pai.

Em cada parágrafo, lá está um pedacinho daquilo que ele é em sua essência: um homem que aprendeu e nos transmitiu em toda nossa vida a “grandeza de ser humilde”.

Um ser humano incomum, cuja inteligência notável não pode ser devidamente cultivada tão logo no início de sua existência.

Como ele próprio diz em diversos trechos, a carência de sua infância de menino pobre, filho de agricultor e sapateiro, o impediu de estudar quando criança.

O seu acesso ao conhecimento só se deu bem mais tarde, já casado, com todos os filhos já criados.

A oportunidade apareceu e ele a agarrou, conseguindo concluir o primeiro e o segundo graus.

Agradeço a Deus pela sua persistência que nos serve de exemplo, incentivo e inspiração.

A cada contato com esse livro sentia vontade de externar o sentimento que invadia meu ser, trazendo-me inúmeras recordações.

Ali estava meu pai: em cada letra, em cada palavra, em cada parágrafo... Ali estava este homem simples, grande, inteligente, capaz de registrar com a sua pena cada momento, cada acontecimento, sempre com o sentimento de amor à sua terra natal.

Sua alma de sertanejo, seu amor às coisas simples da vida, ao seu querido recanto nordestino, está implícito em cada trecho.

A você, meu querido pai, aproveito para externar o meu carinho e minha profunda admiração.

Por mais que tente, jamais conseguirei transmitir com exatidão aquele sentimento que invadiu a minha alma, especialmente ao ler os primeiros capítulos desse livro, transformado em realidade para o publico.

Para nós, seus filhos, é muito mais que um livro...

Como o próprio título sugere, são retratos de uma vida, da nossa vida: sua, de mamãe, Tasso, Zezé, Fatinha, Marcelo, Magno, Augusto, Gastãozinho, Denise e da minha própria vida.

Ana Regina

Gastão Cerquinha
Enviado por Gastão Cerquinha em 05/04/2006
Código do texto: T134197