Amigos queridos, quando a Márcia, me ligou e disse: - Tia Sandra, você poderia escrever algo, para ler depois da missa do meu pai?
Respondi: - Claro Márcia que escreverei com muito carinho, pois falar do seu pai é muito fácil...
 
Meu Deus, que engano eu cometi e como fui pretensiosa... Como é difícil, muito difícil, falar de alguém como Vinícius, pois ele foi e é alguém que viveu intensamente o humano que há em nós.
 
Errou, arrependeu, acertou, exemplificou com sua simplicidade, o amor, o puro amor.
 
Teimoso por natureza, alegre, irreverente, amigo, sensível, marido fiel, pai amante, tímido diante de sua grandeza de coração, sabia amar na mesma simplicidade que errava, que assustava nos velhos tempos dos seus porres...
 
E com a mesma simplicidade pedia perdão para cada um dos seus filhos e para a sua mulher e assim o arrependimento sincero, unia novamente esta família, que para mim é o exemplo do amor que Jesus ensinou. Do amor que respeita as diferenças, que ama o ser humano do jeitinho que cada um é, ou que cada um pode ser no momento. Aceitavam o homem, o pai, não aceitavam o porre e lutavam contra isto, sem jamais desamparar.
 
E é assim que cada um de nós deveria fazer para aprender a amar e respeitar o outro: separar o sujeito da ação...
 
Depois de tantos arrependimentos, depois de tantos perdões dados e tanto amor doado a ele, se fez homem da paz, da compreensão, aprendeu com seus erros e os ensinou para cada um de nós.
 
Um dia, há alguns anos atrás, Vinícius estava com medo de morrer, pois teria que fazer um exame e eu estava acompanhando-o e disse a ele, brincando:
- Deus é justo, não é agora que você vai morrer, tem muito que responder pelos seus erros ainda.
 
E ele riu nervoso e me olhou confiante, acreditou no que eu disse e viveu, viveu muito e intensamente. Ajudou, amparou... foi incansável com seu pai, Luiz Lodi, logo em seguida outra prova, onde teve que cuidar da Dinorá incansavelmente.
 
E nestes momentos, a fé, a esperança e a sua força e de todos os seus filhos, genros, nora e netos, serviram de exemplo, e, a Dinorá aqui está entre nós, provando o quanto o amor e a fé fazem milagres.
 
Gostaria muito que o Vinícius estivesse aqui, pois acredito que qualquer homenagem por mais simples que seja, como esta que faço agora,  deveria ser feita ao vivo e em cores para o homenageado.
 
Mas como acredito na vida espiritual, sei que ele poderá estar aqui no meio de nós, se pedirmos com toda a fé, com toda a força para
a espiritualidade, para Jesus, para Deus Nosso Pai, a permissão de sua vinda aqui neste momento, mesmo que por pouco tempo. Apenas o tempo suficiente para que ele possa ver, ouvir e comprovar o quanto é amado.
 
Sabemos que depois ele voltará a receber o tratamento que precisa para a sua cura total, para a saúde de seu espírito.
 
Por isto, neste instante, peço em nome de todos nós, que Deus, nosso pai de amor e bondade conceda a vinda do nosso querido Vinicius no meio de nós.
 
E assim, acreditando em sua presença entre nós, falarei para você meu amigo, meu cunhado querido:
 
Pois bem...
Vinícius, acompanhei boa parte de sua vida e você fez parte de toda a minha vida, por isso me vejo em pleno direito de dizer que quando Jesus proferiu o Sermão do Monte e entre as bem aventuranças disse: bem aventurados os puros de coração, pois eles verão a Deus, certamente estava se referindo a pessoas como você, meu amigo querido.
 
Você Vinícius, sempre coerente na honestidade, na integridade e na ética, porém, contestador, irreverente, rebelde, único, diferente, simples, porém de intensa complexidade, pois você é um  homem integral.

Vinícius, homem comum, que viveu com intensidade, sem facilidades, que encontrou na música sua alma, que fez da franqueza sua aliada. Furacão que se revoltava e se entristecia quando quebravam os princípios que acreditava e louvava.

Vinícius, com muitas estórias para contar, que encanta, fascina e apaixona, que saboreou muitas vezes na vida, o gosto amargo do fel e degustou o doce sabor do mel, que é possível apenas e somente, para quem sabe ser puro de coração.

Vinícius, "Ser" puro, transparente, que soube ser a criança que Jesus comparou com a pureza, pois a pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade.
 
Vinícius, me curvo perante sua beleza, perante sua verdade e agradeço a Deus por tê-lo colocado em minha vida, amando minha irmã Dinorá, me dando três lindos sobrinhos: José Luiz, Lília e Márcia.
 
Acredite meu cunhado querido, todos que aqui estão amam você com toda sinceridade, com todo o afeto e compreensão e sabemos que você igualmente ama a todos.
 
E é em nome de todos que envio neste instante o nosso abraço cheinho de carinho, de saudade, de amor e digo:
Até um dia, onde todos nós estaremos juntos no banquete espiritual, deste amor que compartilha, que compreende e aceita. 
 
Tomara, possamos ver a Deus, como sabemos que você vê agora!
 
Galo cego, Guá, Vinícius ou simplesmente Ve, meu coração reverencia você e emocionado agradece: obrigada, muito obrigada!
 
Sandra Lúcia Ceccon Perazzo
(Sperazzo)
04/01/2008