Cristiano Ronaldo - Melhor do MUNDO!!!!

Viva Cristiano!

Viva Portugal!

Cristiano Ronaldo (Funchal, 5 de Fevereiro de 1985) é um futebolista português, a quem em tempos José Mourinho chamou "o filho de Van Basten", natural da Ilha da Madeira, mais concretamente da freguesia de Santo António no Funchal. O seu nome foi uma homenagem do seu pai a Ronald Reagan. Para além da carreira de futebolista, tem feito várias campanhas publicitárias para marcas como a Nike, Suzuki, Pepe Jeans e o Banco Espirito Santo.

] Clubes

O seu primeiro clube foi o Clube Futebol Andorinha de Santo António, onde despertou rapidamente a atenção dos olheiros do CD Nacional. Aluno pouco aplicado, era no recreio, a jogar à bola com os amigos, que se sentia feliz. Posteriormente, em 1995, ingressa nos infantis do CD Nacional. Na sua primeira época, venceu o campeonato de infantis, conquistando assim o primeiro título como jogador de futebol. Com apenas 11 anos de idade saíu da Região Autónoma da Madeira e foi para Lisboa, ingressando nos juvenis do Sporting Clube de Portugal. A estreia nos relvados foi em Setembro de 2002, defendendo o Sporting, quando tinha apenas dezassete anos de idade. Durante a temporada 2002/2003, Cristiano Ronaldo jogou 25 partidas e marcou três golos pelo Sporting. No jogo de estreia do novo estádio Alvalade XXI do Sporting Clube de Portugal, Cristiano Ronaldo fez um jogo de tal modo empolgante que os jogadores do Manchester United, no vôo de regresso a Inglaterra, pediram a Sir Alex Ferguson a sua contratação para substituir David Beckham, que se tinha transferido para o Real Madrid.

Actualmente joga no Manchester United, equipa inglesa da Premier League. O contrato com o clube inglês foi assinado em 2003 por 12,24 milhões de libras esterlinas, e renovado em Abril de 2007 até o ano de 2012. Em 2008 falou-se da sua transferência para o Real Madrid, que não chegou a concretizar-se.

A 2 de Dezembro de 2008 tornou-se o terceiro futebolista da história a conquistar a Bota de Ouro e a Bola de Ouro no mesmo ano, depois do alemão Gerd Muller, em 1970, e do brasileiro Ronaldo, em 1997.

[editar] Carreira

1992 - 1995: Futebol Clube de Andorinha (Portugal/Madeira)

1995 - 1997: Clube Desportivo Nacional (Portugal/Madeira)

1997 - 2003: Sporting Clube de Portugal (Portugal)

2003 - actualidade: Manchester United (Inglaterra)

Cristiano Ronaldo foi o melhor marcador da Liga Inglesa e da Liga dos campeões

Palmarés

Finalista vencido do Euro 2004 por Portugal(2004)

Troféu Bravo 2004 (melhor jogador sub-23)

Equipa do ano UEFA (2004)

Vice-Campeão Europeu em 2004

Jogador Jovem do ano FIFPro(2005)

4º Lugar no FIFA WORLD CUP 2006 por Portugal (2006)

2º lugar na eleição do melhor jogador jovem do mundial de 2006

Melhor Jogador Jovem da Liga Inglesa (2006)

Melhor Jogador Jovem da Liga Inglesa (2007)

Melhor Jogador da Liga Inglesa (2007)

Terceiro melhor jogador do mundo pela FIFA (2007)

Bola de Prata 2007

Melhor Jogador actuar na Liga Inglesa (2007) pela Associação de Jornalistas de Futebol (FWA; Votação restringida ao Reino-Unido)

Campeão Inglês: 2006/2007, 2007/2008

Melhor Jogador da Liga Inglesa (2008)

Liga dos Campeões: 2008

Bota de Ouro 2008

Melhor jogador do Mundo segundo a FIFpro 2008

Jogador do Ano da Liga dos Campeões 2008

Avançado do Ano da Liga dos Campeões 2008

[editar] Talento vs. comportamento

Considerado uma das maiores revelações no futebol dos últimos tempos, é visto como um grande jovem talento do futebol mundial pela sua habilidade e facilidade de lidar com a bola, que faz a alegria dos adeptos do Manchester United e da Selecção Portuguesa. No entanto, foi muito criticado pelo comportamento algo arrogante em campo e tem sido castigado pelos jogadores adversários com entradas duras, quando não têm capacidade para aguentar a sua velocidade e os seus dribles rápidos. É especulado que parte deste comportamento se deva ao facto de ser jovem e de ter tido uma rápida ascensão ao estrelato, que a ida do Sporting para o Manchester United proporcionou. Contudo, gradativamente, Ronaldo tem aprendido a conter-se e a ser mais objectivo em campo, tendo sido um dos grandes bastiões da conquista do Campeonato Inglês pelo Manchester United, com muitos golos e actuações destacadas ao lado de Wayne Rooney. Cristiano também está mais contido ao responder a provocações. Esta alteração do seu comportamento ao longo do tempo fez dele um dos exemplos da Selecção Nacional, tendo mesmo sido capitão de equipa por uma vez, no jogo amigável Portugal x Brasil disputado no Emirates Stadium em Londres, que terminou com a vitória da selecção portuguesa por 2-0. Ronaldo foi capitão como forma de homenagem de Luís Felipe Scolari a um falecido dirigente da Federação Portuguesa de Futebol - Carlos Silva - que lhe pedia com insistência para dar a braçadeira ao "miúdo".

Enquanto dirigiu a selecção portuguesa, Luís Felipe Scolari apostou claramente neste pequeno grande talento para se tornar o futuro capitão de equipa nacional, substituindo assim outra grande figura do futebol português - Luís Figo.

Selecção Nacional Portuguesa

Foi considerado um dos melhores jogadores jovens do Campeonato Mundial de 2006, torneio em que Portugal se classificou em 4º lugar, à frente de selecções como as do Brasil, Argentina, Inglaterra, Holanda, e Espanha. Jogou todas as partidas à excepção da vitória sobre o México, e fez um golo contra o Irão. No jogo contra a Holanda, saiu por lesão ainda no primeiro tempo devido a uma violenta entrada de Khalid Boulahrouz, que mais tarde seria expulso.

http://saber.sapo.pt/wiki/Cristiano_Ronaldo

Isabel Fontes
Enviado por Isabel Fontes em 12/01/2009
Código do texto: T1381331
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.