Um craque que deixou Saudade

Ai por volta de 1948 – 1949 ele surgiu no C. R. Vasco da Gama na época em que o time de São Januário tinha o melhor plantel do Brasil: Barbosa, Augusto e Rafanelli; Eli, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Ademir, Ipojucan e Chico.

Mas logo ele arrumou um lugar nesse time. Estou me referindo a Friaça, que jogava, e bem, em todas as posições do ataque. Friaça, Maneca, Ademir, Ipojucan e Chico ficou na história.

Em 1950 ele veio para o São Paulo F.C. e atuou numa linha das mais famosas que o tricolor paulista já teve: Friaça, Ponce de Leon, Leônidas, Remo e Teixeirinha.

Nesse ano ele foi o ponta direita da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, inclusive marcando o gol contra o Uruguai, mas infelizmente não suficiente para ganharmos a copa. Na partida final dessa copa formou no ataque do Brasil ao lado de Zizinho, Ademir, Jair da Rosa Pinto e Chico.

Ai por volta de 1953 – 1954 Friaça veio para a A. A. Ponte Preta, jogando de ponta direita, centro avante, ou ponta esquerda. Era sempre um grande jogador. Mas a melhor linha em que ele jogou na Ponte Preta foi aquela formada por Friaça, Gatão, Nininho, Bibe e Jansen que um dia arrasou o C. A. Juventus, na Rua Javari por 7 x 1.

Em 1958 chegou a jogar no Guarani F.C. com muito brilho no bugre campineiro, numa equipe que formava com Nicanor, Valdir e Cinzeiro; Pacheco, Gonçalves e Benê II; Fifi, Villalobos, Mazolinha, Benê I e Friaça.

Grande jogador, grande homem. Deixou atrás de si um grande contingente de amigos e admiradores. Mas no dia 12 de janeiro de 2009, aos 84 anos ele nos deixou sendo convocado pela Seleção de Nosso Pai.

Deus o proteja Albino Friaça Cardoso.

Laércio
Enviado por Laércio em 14/01/2009
Código do texto: T1385060