Será que interpretar o personagem Coringa levou Heath Ledger à sua trágica morte?

É incrível como às vezes ficamos alienados com o que se passa no mundo. Somente hoje eu fui saber que o jovem ator de 28 anos de idade Heath Ledger morreu no ano passado, no dia 22 de janeiro, devido a uma overdose de tranqüilizantes e calmantes. Não se sabe se foi acidental, ou se foi um suicídio, e até acho que nunca iremos saber o que de fato aconteceu. Só há especulações.

Assisti ao filme oito vezes, e sempre motivado pela interpretação avassaladora do coringa.

“A piração é interna, não tem nada a ver com o personagem”, diz o psiquiatra e psicanalista Luiz Alberto Py, que nega a teoria de que o chamado “efeito Coringa” teria levado Ledger ao suicídio. “As pessoas têm problemas de dentro para fora, não de fora para dentro”, argumenta o especialista.

Mas também deve ser avaliado que um conjunto de fatores externos pode empurrar qualquer pessoa a cometer atos rotulados como “Insanos, vis, errados”. Deve ser avaliado todo o quadro que leva um individuo a certas práticas tidas como “ilícitas, ilegais, errôneas”. Como disse o Coringa no filme:"Loucura, criminalidade, homicído são como a força gravitacional: basta dar um empurrãozinho".

Mas atuar consome mesmo o cara, talvez por isso ele tivesse que tomar os tranqüilizantes que o mataram. Val Kilmer passou seis meses em tratamento para se recuperar depois de atuar como Jim Morrison no filme do The Doors. O Jim era uma pessoa muito profunda e diferente, o que exigiu bastante de Val Kilmer para uma atuação perfeita do cantor. Ao término das filmagens, ele estava quase convencido de que era o próprio Jim Morrison e precisou de tratamento psicológico.

Existem vários casos de atores que levaram seus personagens para suas vidas reais, cotidianas, e muitos deles entraram numa vida de drogas, paranóias, depressões. O principal ator do filme "Laranja Mecânica" nunca mais foi o mesmo depois de atuar neste filme, ele mesmo afirmou isso em 2.004

As informações de que o ator em questão passou tanto tempo de reclusão e isolamento (3 meses) para “construir” o personagem demonstram que algumas emoções do ator precisam de tempo para ser arrancadas e organizadas. Como uma pessoa tão jovem poderia extrair tanta energia diabólica e vil para compor um personagem?

Ainda hoje persiste a velha controvérsia de desassociar ou não o Autor de sua obra, o Artista de sua arte, e o mesmo vale para o ator de sua personagem.

O que eu posso dizer é que ele foi o coringa mais bem interpretado de todos, até mesmo dos gibis. Cara, o conceito do Coringa de introduzir a anarquia na sociedade, de revelar que por trás de atitudes de honra, ética, honestidade, em suma, por trás de toda moral existe farsa, hipocrisias. . Toda moral tem raízes históricas bem imorais, basta investigar. Nietzsche disse no livro Além do bem e do Mal que “O Temor é o pai da moral”. E foi isso que o coringa quis demonstrar: que por trás de todas as regras que regem nossa sociedade estão mascarados mecanismos de controle em massa para manipular o nosso agir e pensar. Ele queria que as pessoas vissem isso. Construir uma nova sociedade sem regras, sem limitações, onde o medo é a chave para o caos. Fazendo isso, ele iria reverter o conceito de que “O Temor(construído pelas religiões, pelo governo, pelas normas jurídicas e constitucionais) poderia ser desfragmentado, e reverter o feitiço contra os feiticeiros. Aplausos para o brilhante Coringa, interpretado por esse grande ator chamado HEATH LEDGER.