(0xx11) 2501-2009

Romeu Prisco

Toca o telefone (aparelho antigo): trrrim... trrrim... trrrim...

--- Alô...

--- De onde falam ?

--- 2501-2009.

--- Por favor, ramal 455.

--- Um minutinho.

Toca o telefone interno: trrrimmm... trrrim...trrrim...

--- Alô...

--- Ramal 455 ?

--- Sim.

--- Quero falar com o Nóbrega.

--- É ele.

--- Ora, Nóbrega. Não reconheci a sua voz. Aqui é o Anchieta. Como vai, meu velho ? Quanta saudade de você !

--- Puxa, Anchieta, que surpresa mais agradável ! Saudade digo eu. Então, alguma novidade, caro amigo ?

--- Sem grandes novidades, Nóbrega. Como de costume, sempre catequizando de um lado para o outro. Estou ligando para parabenizá-lo. Afinal, hoje se comemora o aniversário da sua cidade.

--- Você quis dizer da "nossa" cidade, não é Anchieta ? Parabéns também para você.

--- Certo, Nóbrega, da "nossa" cidade. Aliás, agora de todos os brasileiros, de norte a sul, de leste a oeste.

--- Verdade, Anchieta. Quem diria ! Como São Paulo cresceu ! Olha, amigo, que tal descermos para dar umas voltas na Paulicéia ? Faz muito tempo que eu não apareço por lá. Topa ?

--- Topo, Nóbrega. Te encontro na Praça da Sé, em frente à catedral. De lá, seguiremos para o Pátio do Colégio. Ah, proponho irmos disfarçados, a fim de que os políticos não se aproveitem da nossa presença, para fazer mais demagogia.

--- Bem lembrado, Anchieta. Com aquele pessoal nem os jesuítas estariam a salvo. Te vejo dentro de cinco minutos.

Cinco minutos depois, na Praça da Sé.

--- Ufa, Nóbrega ! Quase me perdi, diante de tantas pontes, viadutos, elevados, túneis, ruas e avenidas, apesar do feriado e de a cidade estar praticamente vazia.

--- Eu também, Anchieta. Bom, vamos lá, para o Pátio do Colégio.

Nóbrega e Anchieta chegam ao Pátio do Colégio, no exato momento em que se realizava um ato público.

--- ..., assim e aqui, queridos munícipes, foi que tudo começou ... muito temos feito e trabalhado por esta cidade, para realizar o sonho dos padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta... ainda resta muito por fazer... e o faremos !... não tenham dúvida !... blá-blá-blá...

--- Chega, né Nóbrega ? Já vimos a nossa capelinha e é o quanto basta. Podemos seguir pela Rua Boa Vista até o Largo São Bento, virar à esquerda, descer um trecho da Líbero Badaró, entrar na São João e ir até o cruzamento com a Avenida Ipiranga. Concorda ?

--- Claro, Anchieta, vamos lá...

--- Chegamos, Nóbrega. Este já foi o famoso ponto de encontro dos artistas, poetas, compositores e intelectuais. Aqui eu iria me sentir à vontade, declamando os meus versos, numa tertúlia bem original.

--- E eu iria me encantar, ouvindo-os. Sabe, Anchieta ? Agora eu gostaria de rever a não menos famosa Avenida Paulista, que dizem ser o maior centro financeiro da América Latina e que se tornou o mais novo cartão postal. Como é um pouco distante, vamos tomar um táxi. Poderíamos ir de metrô, a partir da estação da Praça da República, mas, teríamos que fazer três baldeações. Lá ficaremos no seu ponto mais pitoresco, com o Museu de Artes de São Paulo de um lado e o Parque Trianon de outro.

Na Avenida Paulista, Nóbrega e Anchieta, depois de visitar o MASP e de conhecer suas exposições, atravessam-na e se dirigem ao Parque Siqueira Campos, jardim de rara beleza, que ainda conserva um sem número de exemplares da Mata Atlântica.

--- Ah, Nóbrega, nada como a natureza. Sentados aqui, contemplando o verde e ouvindo o canto dos pássaros. Está me batendo uma inspiração...

--- Até eu, Anchieta, vou escrever alguma coisa. Bem, acho que já podemos voltar pra casa.

--- Nada disso, caro Nóbrega. Daqui não estamos muito longe do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Pacaembu.

--- Sim, Anchieta. Sei disso. Mas, o que tem o Pacaembu a ver com o nosso passeio ?

--- Tudo, Nóbrega. Hoje lá se realiza a final da Copa São Paulo de Juniores, entre Corinthians e Atlético Paranaense. Ando aguado para assistir a um jogo de futebol, ainda mais com a garotada em campo.

--- Excelente idéia, Anchieta !

--- Então, amigo, pé na tábua e fé em Deus. Vamos logo, porque acho que vai lotar. O ingresso não é caro, a torcida do Corinthians é grande, o jogo promete e ...

No término da partida de futebol, Nóbrega e Anchieta se despediram, um deles ligeiramente triste, o outro contente, marcando novo encontro para 25.01.2010.

-------------------------------------------------------------------

Respeite os direitos autorais.

Visite "Blog Líterolegal": http://romeu.prisco.zip.net