PARTISTE(In memória de Max Martins)

Tua matéria se foi desta,

Mas tua presença sempre

Ficará entre nós,lembranças...

Deixastes aqui esperanças

Em letras tão contagiantes

Em versos delirantes...

Partistes em metade,

Pois,sua memória estará

Em toda a eternidade

Daqueles que te admiraram

Em seus textos que leram

Em seu lado estiveram.

Partiste deixando saudades,

Tristezas que custaram sair...

Partiste deixando verdades

Do amor poético, do evoluir...

Max Martins(1926 à 09/02/09)

Vida: Max se interessou muito jovem pela poesia, pois seu pai possuía um pequeno acervo em sua casa e foi aí que ele se encontrou com os poetas românticos do Brasil. Porém não era a poesia exatamente que ele amava, ele queria buscar o novo.

Os primeiras textos de Max foram publicadas por Haroldo Maranhão em um jornal escolar denominado “O Colegial”. Foi a partir desse jornal de alunos, que floresceu uma amizade entre Max, Haroldo e Benedito Nunes que dura mais de 50 anos. No período de 1945 a 1951 , eles participaram juntos do suplemento literário “Folha do Norte”, de grande importância na época.

Autodidata, trabalhou no Instituto Medicamenta Fontoura como chefe de escritório em Belém; no Ministério da Saúde-SUCAM, como inspetor administrativo; e desde 1991 é diretor da Casa da Linguagem, da Fundação Curro Velho, em Belém.

Escolhido patrono da IV Feira do Livro Pan-amazônico, novembro a dezembro de 1999, em Belém do Pará, promoção da Secretaria de Cultura.

Marcos Vieira
Enviado por Marcos Vieira em 12/02/2009
Reeditado em 30/06/2019
Código do texto: T1435504
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.