Leopoldo Napoleão

ACREDITO QUE PARA QUALQUER PESSOA É DEMASIADO DIFÍCIL FAZER UM PREFÁCIO SOBRE UMA OBRA E UM AUTOR, PORTANTO MESMO SEM O DEVIDO PREPARO E OU O FACTO DE NÃO SER “PREFACIADORA”, DÁ ME UM GOSTO DE DESAFIO, POIS ESTAMOS A REFERENCIAR ALGUÉM COM BAGAGEM ARTÍSTICA.

FALAR DE LEOPOLDO NAPOLEÃO, O POETA DOS TEMPOS, QUE FALA COM O CORAÇÃO E ESCREVE COM A ALMA, E ASSIM NASCEM OS POEMAS MAIS LINDOS, TEXTOS OS QUAIS VIVENCIAMOS POR VEZES MOMENTOS PERDIDOS NO TEMPO E NO VENTO... NA REFLEXÃO SUPLICA FORÇAS, AO TEU LADO ESPERA A PRESENÇA, O OUTRO PLANO TEM AR DE DESEJO, NAS PALAVRAS DEFENDE TUA IMAGEM, E NO CÂNTICO DA HARMONIA TEM ENCANTOS E DESENCANTOS, TRANSBORDA ALEGRIA NOS MOMENTOS DE FELICIDADE, OLHOS NOS OLHOS EU E TU, EM NÓS UM AMOR SÓLIDO, DEMOSTRA APRENDIZADO NO RETORNO, SE MOSTRA DE CORPO E ALMA, E ASSIM NO CATALOGAR DE TANTA BELEZA AINDA TEMOS OS FRAGMENTOS DA ALMA, TEXTO QUE MARCOU-ME DE FORMA SIGNIFICATIVA, ALGO PECULIAR.

O LEOPOLDO COM TUA EXPERIÊNCIA, CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO SOCIO-POLÍTICO, DOTADO DE UMA CLAREZA E GRANDE PERCEPÇÃO DA ARTE MODERNA E CONTEMPORANEA, CONSEGUE EM TEUS TEXTOS DEMONSTRAR AS REAIS FACES DA VIDA, EM DERROTAS E VITÓRIAS, NAS DECEPÇÕES E ALEGRIAS, NESTE VASTO ANTAGONISMO DE SENTIMENTOS, SEM OU COM METÁFORAS, DESENHAR UM MUNDO SOFRIDO MAS DE CUNHO LUTADOR, INERENTE AS MAIS DIVERSAS BATALHAS, SEM PERDER A DIRECÇÃO, EM CAMINHO RECTO, CERTO DOS OBJECTIVOS E DO CAMINHO A SEGUIR, EM SÚMULA UM SER ESPECIAL PARA NÓS E TAMBÉM PARA DEUS NA TUA INFINITA BONDADE.

TERMINO COM A CERTEZA DE QUE TIVE A GRANDE OPORTUNIDADE DE O CONHECER NA ÍNTEGRA, FRENTE E VERSO, UM HOMEM CAPAZ DE MOVER AS MONTANHAS EM BUSCA DE TEU CAMINHO, DE FORMA A CUMPRIR E RESPEITAR DIRECTRIZES, CONQUISTANDO O EQUILÍBRIO DA EMOÇÃO ALIADO AO COMPORTAMENTO PERANTE QUALQUER CIDADÃO.

Funchal 24 de Abril de 2006

Caroline Silva