MUITO OBRIGADO

Não me conhecias, nunca ouviste falar de mim, mas mesmo assim disponibilizaste o seu carro para pegar-me em casa do desemprego e transferir-me para sua casa de serviço.

Foram cerca de Três horas que passei em caminhos desconhecidos em direcção a uma terra desconhecida. Apesar de tanta conversa ao longo dos 210 km de viagem, o meu coração chorava e a consciência transportava sentimentos de temor, angústia, nervosismo, porque era obrigado a trabalhar numa terra desconhecida. Levei comigo comida, loiça e água, para prevenir-se, o que tornou motivos de rizadas para aqueles que me levavam e vergonha para mim. Vergonha que se tornou mais acentuada quando você e a sua staff deram-me aquela calorosa recepção.

Esperavas Treze pessoas comigo, mas mesmo assim não te desmoralizaste, chamaste-me de herói, puseste-me a mesa e, percebi que não quiseste jantar sem mim. Conversaste muito comigo, procuraste saber da minha vida, os meus problemas, a minha família, etc., o que tirava do meu coração as lágrimas e limpava a minha consciência daqueles maus pensamentos de quem não conhece a realidade. Contando-me a sua vida profissional transmitiste-me experiências, substituíste em mim a timidez por coragem, o pessimismo por optimismo, etc.

Durante as noites que passei sozinho naquele palácio lastimava, temia os gatos, pensava na longa distancia, na família deixada, etc. mas a convivência diária, sinceramente, enxugava-me todas as lágrimas, substituía a minha consciência prematura por outra de homem de verdade e fazia-me compreender que tinha outra família, que não estava só.

Reconheço que as pessoas diziam que, você era minha mãe e eu, seu filho, isto prova o verdadeiro sentimento que tinhas por mim, de uma mãe.

Graças a ti conheci muita gente de diferentes graus social, fizeste deles meus amigos, o que me permitiu ser muito a vontade no relacionamento com pessoas estranhas.

Fui muito a vontade, muito livre a nível daquela linda terra (Lucira), mas percebia logo que estava sob a sua protecção. Por isso nunca tive problema com ninguém e ninguém comigo.

Por isso, Muito Obrigado, tia Lita!

Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 21/02/2009
Reeditado em 23/03/2014
Código do texto: T1450977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.