A mulher por ela mesma*

No Dia da Mulher, que ela nos conte de seu próprio ser.

1. “As mulheres, durante séculos, serviram de espelho aos homens por possuírem o poder mágico e delicioso de refletirem uma imagem do homem duas vezes maior que o natural” (Virgínia Woolf).

2. “Muitas mulheres não sossegam enquanto não mudam o seu homem. E, quando o conseguem, ele perde a graça” (Marlene Dietrich).

3. “Não se nasce mulher: torna-se” (Simone de Beauvoir).

4. “Nós, as mulheres, o que nos faz amar um homem é aparentá-lo com tudo o que amamos – o tempo da crise, da puberdade, da gestação, do enigma; os primeiros rostos, as primeiras carícias, os primeiros medos” (Augustina Bessa-Luís).

5. “Nunca as mulheres são tão fortes, como quando se armam da sua fraqueza” (Marie Deffand).

6. “O papel da mulher – que, em definitivo, é a mãe do homem - é importante no mundo, muito mais do que o homem” (Mercê Rodoreda).

7. “Os pensamentos das mulheres originam-se no abdômen e dirigem-se para cima, ao passo que os pensamentos dos homens originam-se na cabeça e dirigem-se para baixo” (Isadora Duncan).

8. “Qualquer mulher pode enganar um homem, se ela quiser e ele estiver apaixonado por ela” (Agatha Christie).

9. “Quando é que as mulheres começarão a ter a intuição de que acima de todas as infidelidades se acha a da verdade, quer dizer, a fidelidade a si mesmas, e que marido, filhos e países não são nada perante isso?” (Alice James).

10. “Tu, mulher de grande cérebro e homem de grande coração” (Elizabeth Browning).

Parabéns, mulher, pelo seu dia! Que os encontros possíveis possam nos indicar os caminhos para que, juntos, homem e mulher, na igualdade livre e criadora, façamos da vida a obra de arte à altura de nossas dignidades compartilhadas.

_____

* Publicada no sítio Wellness Club, dia 08/03/2009.